Carregando...

Sugestões de brincadeiras para irmãos de idades diferentes

Brincar entre irmãos é um barato, mas e quando a idade é muito diferente, como pensar brincadeiras que favoreçam o vínculo?
Brincadeiras para irmãos com idades diferentes Tempojunto
  • Publicado em: 30.10.2015
  • Atualização: 20.06.2018

As filhas da Patricia Marinho, criadora do Tempojunto, têm 7 anos de diferença entre si. “Elas seriam praticamente duas filhas únicas se, aos poucos, eu não estivesse encontrando brincadeiras que podem ser feitas pelas duas juntas tranquilamente”.

Se você também vivencia uma situação parecida e não sabe como favorecer o vínculo entre eles, confira sete dicas de brincadeiras para irmãos de idades diferentes.

Jogar bola

Trata-se de uma ótima brincadeira, porque as duas crianças curtem. Elas podem brincam de jogar a bola de uma para outra com as mãos e também com os pés.

Fazer bolha de sabão

Esta é um curinga que funciona sempre, tanto em casa quanto em programas ao ar livre. “A Gabi vibra tentando pegar a bolinha e a Carol fica amarradona acompanhando a reação dela”, conta Patricia sobre as filhas.

Balançar (e escorregar)

Nada como um balanço (ou um escorrega) para unir gerações.

Duas crianças (com idades entre 1 e 8 anos) sentadas no chão da sala brincando de bolha de sabão.
Tempojunto

Brincar entre irmãos é um barato, mas e quando a idade é muito diferente, como pensar brincadeiras que favoreçam o vínculo?

Guerra de almofada

Na verdade, guerra é maneira de falar. Mas a Carol inventou um brincadeira que é dançar com uma almofada na cabeça. Aí a Gabi vai atrás para imitar. Depois as duas começam a jogar a almofada uma na outra, sempre rindo bastante. Eu também me divirto, só de olho na união das duas.

Desenhar

A ideia de desenhar numa superfície diferente funcionou lindamente para as filhas da Patricia.

Brinquedo caseiro

A Carol, filha mais velha da Patrícia recorreu ao armário de materiais para pegar barbante e argolas. Bastou amarrar as pontas do barbante em duas cadeiras, pendurar as argolas nos fios para termos uma atividade de tirar e colocar argolas que durou um bom tempo.

 

Resumo

Como estimular a união e o vínculo afetivo entre irmãos de idades muito diferentes? O Tempojunto dá algumas dicas de brincadeiras com essa intenção. Afinal, brincadeiras em família podem se tornar lembranças para a vida toda.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp