Instituto Alana realiza uma série de encontros virtuais para debater a relação da infância com o ambiente digital
O ambiente digital oferece oportunidades de conexão e socialização com amigos, familiares e até mesmo com as escolas, no atual cenário causado pela pandemia do coronavírus. Mas a relação entre criança e adolescente com a internet também traz desafios e riscos para seu desenvolvimento pleno.
Com apoio do Lunetas e do Nic.Br, o Instituto Alana promove o “Ser Criança no Mundo Digital”, uma série de conversas on-line com especialistas nas áreas de educação, psicologia, tecnologia e direito para debater temas relacionados ao uso da tecnologia durante a infância. Entre as questões a serem debatidas estão o papel da família, das escolas, do Estado, de empresas e plataformas de tecnologia.
Para participar, basta se inscrever gratuitamente aqui e acompanhar a transmissão ao vivo pelo mesmo link. Haverá recursos de acessibilidade (intérprete de Libras e legenda em tempo real).
Panorama geral do tema e os impactos da relação da criança com as tecnologias digitais em seu desenvolvimento integral.
Com Vera Iaconelli, doutora em Psicologia pela USP; Rodrigo Nejm, diretor de educação da Safernet; e mediação de Carolina Pasquali, jornalista e diretora executiva do Instituto Alana.
Os caminhos que as famílias podem seguir para construir uma relação saudável, criativa e segura das crianças com a internet.
Com Karina Menezes, pedagoga, presidente do Raul Hacker Club de Salvador Bahia e idealizadora do Projeto Crianças Hackers; Roberta Ferec, escritora, autora do livro “Tela com cautela”; e mediação de Maria Isabel de Barros, pesquisadora do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.
Modos de ser, conviver e participar deste ambiente e a importância de estimular a cidadania digital.
Com Inês Vitorino, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas; Ariane Cor, cofundadora do Minas Programam; e mediação de Raquel Franzim, coordenadora da área de Educação do Instituto Alana.
Conversa sobre a tecnologia na eliminação de barreiras sociais e os diversos caminhos de aprendizagem.
Com Rita Bersch, mestre em design pela UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva; Odara Delé, professora da rede estadual de ensino de São Paulo e criadora do projeto e aplicativo Alfabantu; e mediação de Raquel Franzim, coordenadora da área de Educação do Instituto Alana.
Responsabilidade do desenvolvimento de produtos e serviços que assegurem uma experiência digital ética, segura e criativa para toda criança.
Com Natália Neris, mestre em Direito e Desenvolvimento na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas; Paulo Rená, mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília; e mediação de Pedro Hartung, coordenador dos programas Prioridade Absoluta e Criança e Consumo, do Instituto Alana.
Garantias de proteção dos dados das crianças frente à exploração de todo tipo, inclusive comercial.
Com Danilo Doneda, advogado e professor; Kelli Angelini, mestre em Direito Civil pela PUC-SP e gerente jurídico da NIC.br; e mediação de Isabella Henriques, advogada e diretora executiva do Instituto Alana.
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