Parentalidade, educação, amamentação, desafios e desabafos sobre educar uma criança para ouvir onde você estiver
Reunimos 22 podcasts sobre infância para você que é mãe, pai, professor ou interessado em aprender sobre o universo da criança. Para ouvir no carro, em casa ou na rua, e lembrar que informação acalma, acolhe e ensina.
O consumo, produção e disseminação de podcasts está em crescimento no Brasil. Mas, apesar de ser um produto com mais de dez anos de existência, ele ainda é uma novidade para muita gente que está se familiarizando com essa plataforma. A oferta é grande e crescente, mas e a qualidade? Pensando nisso, o Lunetas preparou uma lista de podcasts sobre infância, famílias, vínculos afetivos, amamentação, alimentação, parentalidade, educação. Alguns são recém-criados e outros já estão há algum tempo no ar, e dialogam de forma bem-humorada, delicada e cuidada sobre assuntos fundamentais para pais, mães e educadores.
Para ouvir no ônibus, no metrô, no carro e em casa, tudo o que você precisa saber para promover o desenvolvimento integral de uma criança. Dá o play!
Paternidade, masculinidade, filhos e vida. Este é o mote do Tricô de pais, conduzido por Thiago Queiroz – o Paizinho, vírgula, Victor Ourives e Thiago Berto. Os últimos episódios do programa foram BLW e introdução alimentar, e babywearing.
Um programa criado para dar voz aos professores brasileiros e compartilhar desafios e angústias enfrentados na rotina escolar, conduzido por Leandro, editor da revista Nova Escola.
Toda semana, as mães e jornalistas Juliana Tiraboschi, Bárbara dos Anjos Lima e Andrezza Duarte promovem um bate-papo sincero entre mulheres sobre maternidades reais.
Um podcast sobre maternidade e feminismo, por Martha Lopes e Marcella Chartier. Assuntos como igualdade de gênero na criação dos filhos, romantização da maternidade e culpabilização estão na pauta do programa.
AfroPai é um podcast sobre paternidade negra. “Queremos romper com as estruturas. Queremos falar das nossas crias, das nossas experiências, das nossas angústias e medos e, principalmente, da nossa negritude”.
Bate-papos feministas entre duas amigas e eventuais convidadas. Dente as pautas, estão maternidade, licença parental, tecnologia, política e LGBTfobia.
Um programa da rádio Piauí sobre mulher e mercado de trabalho, apresentado pela jornalista Branca Vianna. Padrões de beleza, autoestima, divisão sexual do trabalho e empreendedorismo feminino são alguns dos assuntos.
O Roda Educativa é um programa da RNPI (Rede Nacional Primeira Infância), criado para propor um canal aberto de diálogo sobre as infâncias brasileiras.
O programa foi criado por duas mulheres lactantes para compartilhar experiências sobre gravidez, parto e primeiros passos no universo da maternidade.
Idealização da maternidade, educação, igualdade e conflitos emocionais de ser mãe nestes tempos são alguns dos assuntos discutidos no Maternitretas.
O Entre Fraldas é um podcast semanal, feito por dois pais, para compartilhar informações, opiniões e experiências sobre a criação de filhos, sobretudo de bebês. Os temas são diversos, como papéis de gênero em desenhos animados, brincadeiras de zero a dois anos, como lidar com as birras, entre outros.
“Um podcast que mete o bico na maternidade real”, assim se define o programa, que aborda temas diversos sobre a criação de filhos, com empatia, humor e diversidade.
Uma conversa franca de homens para homens sobre as dores e delícias de ser pai, criando um espaço seguro para discutir sobre erros e acertos da paternidade.
Uma conversa sobre as alegrias e durezas da vida com filhos e em casal. Através de perguntas enviadas por e-mail, Anne e Thiago dividem suas experiências, porque estamos todos juntos, no mesmo barco.
Podcast do Gerando Novas Histórias para falar sobre maternidade baseada em vivências reais, com informação e bom humor.
As mães Tatiana Tosi, relações públicas e coach, e Bárbara Catarina, psicóloga infantil e familiar, discutem os medos, as frustrações, as culpas e as expectativas da maternidade.
Criado por Laura Lima e Amarilis Iscoldduas, as pediatras e mães abordam temas como acolhimento, empatia e saúde das crianças. Embora seja quinzenal, em tempos de pandemia, foram publicados episódios extras sobre como lidar com o coronavírus e como viver esta quarentena com mais saúde e leveza.
A psicóloga e fundadora do Instituto Viva Infância, Claudia Mascarenhas, lançou, em meio à pandemia de coronavírus, o podcast “Papo de criança”, que aborda a infância sob múltiplos olhares. No final de cada programa, crianças dão dicas de livros, brincadeiras e jogos, por exemplo. No primeiro episódio, Claudia e a educadora e musicoterapeuta Mariana Caribé falam sobre o brincar em casa, com reflexões sobre música e arte nesta quarentena.
Em um mundo lotado de regras sobre como criar os filhos (ou sobre como não criar), o podcast “Vai passar” convida o ouvinte a entrar em um espaço de acolhimento feito pela educadora Elisama Santos e pelo orientador parental Thiago Queiroz. Mãe de dois e pai de quatro, se unem no podcast para compartilharem as dores, delícias e desafios que é educar crianças.
Criado para ampliar o conhecimento do público a respeito da primeira infância e de assuntos relacionados ao tema, o podcast integra o projeto “Primeira infância cidadã”, com questões pertinentes a crianças de zero a seis anos. O podcast aborda temas como educação, maternar e paternar, saúde, e coloca a criança como sujeito de direitos desde o nascimento.
Disponível nas principais plataformas de áudio, “Leia com uma criança” traz leituras mediadas, conversas com pessoas da área literária e diálogos com crianças. Os episódios são apresentados pela narradora de histórias Kiara Terra, que também é doutoranda em sociologia da infância pela Universidade do Minho, em Portugal.
Comunicar erro