Carregando...

‘Planeta Inseto’ permite ver de perto lagartas e até baratas

Um dos destaques é o "baratódromo", onde são realizadas corridas de baratas. Será que as crianças encaram essa aventura?
Planeta Inseto iStock
  • Publicado em: 01.06.2017
  • Atualização: 21.06.2018
da Redação

Nem todo mundo sabe, mas no meio do bairro Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, está um verdadeiro depositário das maravilhas e dos mistérios do mundo animal, o Museu do Instituto Biológico. Na Planeta Inseto, uma exposição permanente que o espaço recebe desde 2015, é possível ver de perto abelhas, lagartas e até baratas.

A entrada é gratuita e o horário de funcionamento do espaço é de terça-feira domingo, das 9h às 16h, com atendimento até às 17h. A classificação etária é livre. E vale reforçar: a programação é fixa, sem data de término.

Lá, as crianças poderão ver como as lagartas do bicho-da-seda fazem uma confortável camisa, ver abelhas produzindo mel e conhecer o bicho-pau, um inseto que se parece com um graveto.

Outro destaque da Planeta Inseto, que chama a atenção de adultos e crianças, é o “baratódromo”,onde são realizadas corridas de baratas

O passeio é uma oportunidade de desenvolver o gosto pela biologia e apresentar às crianças as mais de 1 milhão de espécies conhecidas. Além disso, você sabia que estima-se que existam outras 7 milhões para serem descobertas?

Essas e outras curiosidades estão presentes da exposição, que conta com diversos recursos facilitadores para o melhor entendimento dos visitantes, como painéis interativos, microscópios para observação de minúsculas criaturas.

Conheça mais atrações da Planeta Inseto

Barata de Madagascar

  • É considerada a maior espécie de barata do mundo, chegando entre 5 a 7,5 cm de comprimento e pesam cerca de 23 g.
  • Vivem entre 2 a 5 anos (natureza).
  • Uma pequena colônia dessa espécie pode se alimentar de uma grande cenoura em apenas 1 dia.
  • Vivem no solos de florestas, se escondendo na serrapilheira e entre troncos.
    Possuem hábitos noturnos, quando buscam por alimentos de origem vegetal (frutas, verduras, folhas, etc).

Saúva Limão

A rainha é a maior de todas as formigas, responsável pela população do formigueiro. É a única que põe ovos e vive cerca de 20 anos em laboratório e cerca de 6 anos na natureza.
Bitus são machos alados responsáveis pela fecundação das fêmeas aladas, as Içás, que quando fecundadas tornam-se rainhas.

As operárias são estéreis e vivem de 4 a 5 meses. Dividem-se em: soldados, de maior tamanho, que defendem o formigueiro; cortadeiras, de tamanho médio, que cortam e transportam as folhas; e as jardineiras, de menor tamanho, que cuidam do fungo, dos ovos e das formas jovens de saúvas.
A princesa e bitu revoam em dias claros do começo da estação chuvosa (setembro a dezembro), após a princesa ser fecundada, ela retira as asas com auxílio das pernas medianas e perfura o solo a uma profundidade de 8 a 25 cm, vedando-o com a terra que escavou, assim inicia novo sauveiro.

Bicho-da-seda

Seu ciclo de vida possui quatro estágios: ovo, lagarta (ou larva), pupa e adulto. Quando a lagarta constrói seu casulo (pupa) para completar seu desenvolvimento, libera uma substância que, em contato com o ar, dá origem ao fio.

Uma fêmea adulta de bicho-da-seda deposita em média de 300 a 600 ovos. Durante a fase larval, por um período de 30 dias, as lagartas alimentam-se exclusivamente de folhas de amoreiras e crescem cerca de 10 mil vezes em tamanho. Após esse período inicia-se o processo de encasulamento, quando a lagarta começa a produzir fios de seda, a partir de glândulas sericígenas, localizada na parte inferior da boca da lagarta. A larva fia a seda ao redor do seu corpo fazendo movimentos geométricos em forma de número 8 até que todo o líquido que forma o fio termine, isto ocorre em torno de 3 dias, até lá, são secretados aproximadamente 2.000 metros dessa substância. Depois disso, num período de 3 semanas, nasce uma mariposa branca.

Para visitas de escolas, grupos ou excursões, é preciso fazer um agendamento prévio, pelos telefones (11) 2613-9500/2613-9400. Acompanhe o site oficial da Planeta Inseto, e o Instagram da exposição, onde dá para ter um gostinho a mais do que encontrar por lá:

 

Resumo

O Planeta Insetos, do Instituto Biológico, é o único jardim zoológico de insetos do Brasil, autorizado pelo Ibama e pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A visitação é gratuita! Saiba mais.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp