Até os seis meses de idade, a recomendação da OMS é que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno
Especializado em neonatologia, o pediatra Carlos Eduardo Correa, fala sobre introdução alimentar, e orienta quando oferecer alimentos sólidos ao bebê.
“Estabelecer desde o começo uma relação amorosa com o ato de comer deve ser principal objetivo desta fase, que influenciará os hábitos da vida toda. A introdução de alimentos sólidos deve ser feita quando a criança der sinais de interesse e demonstrar a capacidade de receber essa alimentação. Inicialmente, ela estabelecerá uma relação sensorial com as cores, os cheiros e os sabores dos alimentos. É importante valorizar este momento. Se o bebê der sinais que não está pronto, seria bom respeitar seu momento ouvindo sua negação”.
É que o defende o pediatra e especializado em neonatologia Carlos Eduardo Correa, o Cacá. Até os seis meses de idade, a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é que as crianças sejam alimentadas apenas com leite materno.
Apesar de a orientação ser clara, o assunto introdução alimentar gera muitas inseguranças em quem cuida, afinal, a nutrição infantil exerce um papel fundamental para o desenvolvimento das crianças.
A recomendação oficial é que, a partir dos seis meses, os pais e cuidadores devem oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais, a depender da demanda e do desejo da mãe e da criança.
Comunicar erro