‘O mistério do coelho pensante’, de Clarice Lispector, em teatro

Marina Massarani - Editora Rocco/arte Lunetas
  • Publicado em: 05.10.2021
da Redação

Inspirado na obra infantojuvenil da escritora Clarice Lispector, a fábula musical “O mistério do coelho pensante” ganha seis sessões on-line, que serão exibidas no canal do YouTube da Cia Los Lobos Bobos nos dias 5, 6, 7, 8, 9 e 10 de outubro, sempre às 16h.

O espetáculo apresenta Ella, uma contadora de histórias. Como toda artista mambembe,  vive perambulando por ruas, praças e parques até encontrar um bom lugar para armar seu circo-teatro e narrar a história do Coelho Joãozinho, um coelho pensante – mas também um coelho fujão que ama a liberdade e não perde a oportunidade de dar no pé. 

Como ele consegue escapar da gaiolinha de grades estreitas é o mistério que todos querem descobrir! Afinal, é justamente a busca pela liberdade que faz dele um coelho pensante. Se para Clarice “viver é uma missão secreta”, “O mistério do coelho pensante” nos revela que parte dessa missão é viver de forma livre.

Para contar essa história, Ella se transforma em personagens diferentes, como Camilly, a mensageira dos deuses; e a Pequena Flor, a menor mulher do mundo, que é todo coração. A protagonista é interpretada pela atriz Carol Badra, que divide cena com Franz Granja e Arnaldo D’Ávila. A direção é de Marco Lima e Petrônio Gontijo.

Sempre respeitando a essência dos escritos de Clarice, os artistas da trupe mantêm em cena “a delicadeza e o jeito único da autora colocar palavras em um papel em branco”. Ao transpor o livro para o palco, dramaturgos e compositores das músicas inéditas optaram por preservar a proposta da obra literária de transformar o espectador em coautor dos acontecimentos. A partir de cada sugestão dada pelo universo clariciano, a encenação compartilha com o público o profundo das sensações que a literatura de Clarice provoca. 

“A intenção é descortinar os sentidos e as percepções que permeiam estes poéticos escritos da autora de um jeito delicado, tocando a criança e seus acompanhantes na sua essência primordial”, afirma a trupe, em nota. 

Com esta montagem, a Cia Los Lobos Bobos encerra o ciclo de produções inspiradas nos livros da autora voltados para as crianças: o musical “A vida íntima de Laura” (2005), “A mulher que matou os peixes virou pescadora de ilusão” (2017), “Quase de verdade” (2021).

Aviso

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Tenha Lunetas no seu e-mail