Clarice Lispector para crianças: os 5 livros infantis da autora

- Publicado em: 10.12.2018
- Atualização: 01.06.2021
Em homenagem à Clarice Lispector (1920-1977), um dos principais nomes da literatura brasileira, o Lunetas revisita sua obra voltada para o público infantil.
Como e por que Clarice começou a escrever para crianças?
Mãe de dois filhos, Pedro Lispector Valente e Paulo Lispector Valente, Clarice começou a escrever para atender ao pedido, na verdade uma “ordem”, de Paulo, quando ele tinha seis anos, revelou em sua última entrevista. “O mistério do coelho pensante”, seu primeiro livro infantil, passou mais de uma década guardado na gaveta antes de ser publicado, em 1967. Os livros infantis da autora de “A hora da estrela” nasceram para dar vida às histórias que ela contava para os meninos em casa, e têm em comum o amor da escritora pelos bichos.
Conhecida por visitar a complexidade da existência e dos sentimentos humanos, Clarice experimenta em seus textos considerados infantis uma simplicidade do dizer, que nem por isso deixa de lado sua complexidade essencial. Questionada se é mais fácil escrever para adultos ou crianças, ela afirma encontrar nas crianças um interlocutor mais sensível à leveza da vida.
“Quando me comunico com a criança, é fácil, porque sou muito maternal”
“Quando eu me comunico com o adulto, na verdade estou me comunicando com o mais secreto de mim mesma, aí é difícil. O adulto é triste e solitário, mas a criança tem a fantasia. Ela é solta e feliz”.
Não à toa, seus livros escritos para esse público, ainda pouco conhecidos, têm um tom fortemente marcado pelo diálogo e pelo desejo de se comunicar com o mistério do mundo, sempre a partir de uma perspectiva curiosa e disposta a interrogações difíceis.
“Nos livros para crianças, não se nega o sofrimento inevitável de todos que estão vivos, mas procura-se aplacá-lo com a criação de um espaço aconchegante de diálogo, em que as crianças são atendidas em suas necessidades afetivas e emocionais. Tudo isso por meio da voz dessa narradora maternal que conversa com o seu interlocutor ao longo das narrativas”, explica Mell Brites, editora da Companhia das Letrinhas, mestre em literatura brasileira e autora da dissertação “As infâncias de Clarice Lispector“.
Conheça a seguir os cinco livros infantis de Clarice Lispector
Publicadas originalmente entre a década de 1960 e 1980, as cinco obras de literatura infantil da autora ganharam novas reedições pela editora Rocco, com projeto gráfico próprio e ilustrações assinadas por artistas como Odilon Moraes e Kammal João. O projeto de reedição inclui também um box temático contendo somente os livros infantis.



* As resenhas de cada livro são de autoria da editora Rocco.
Resumo
Ir para o início
Explore nossos temas
Mesma Família
Últimos posts