Curso ensina a organizar uma Feira de Trocas de Brinquedos

Criança e Consumo incentiva mobilização de professores para organizarem edições da Feira de Trocas de Brinquedos para o Mês das Crianças

Da redação Publicado em 20.08.2019
Imagem de um bebê debruçado se apoiando em um baú cheio de brinquedos.
OUVIR

Resumo

Quem se inscrever vai receber, durante todo o mês de setembro de 2019, uma formação exclusiva para compreender melhor como funciona a Feira de Trocas de Brinquedos.

Pensando em promover a cultura da troca e estimular os questionamentos sobre o consumismo na infância, tão estimulados em datas como o Dia das Crianças, o programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, propõe aos professores e professoras de todo o Brasil uma sugestão criativa para celebrar a data este ano: realizar uma Feira de Trocas de Brinquedos. Uma maneira engajada e divertida de lazer que envolve reflexões sobre consumismo, estimula colaboração, socialização e criatividade entre as crianças e ainda possibilita que elas deem novos significados aos seus brinquedos.

Inscrições para o curso on-line e gratuito

Para ajudar educadores e educadoras a se tornarem multiplicadores dessa ação em suas escolas país afora, o Criança e Consumo promove, pela primeira vez, um treinamento on-line gratuito, para explicar como organizar a Feira no mês das crianças. Para isso, é preciso fazer uma inscrição on-line no site da Feira até o dia 31 de agosto. Após esse período, os inscritos receberão um link para realizarem a formação à distância. Nela, será possível saber mais sobre como funciona a iniciativa e quais são as reflexões propostas, a partir de conteúdos que incluem aulas virtuais com especialistas; passo a passo para organizar a brincadeira; materiais de apoio para a comunicação, mobilização e condução do evento, além do compartilhamento de contatos – tanto de voluntários quanto de outros organizadores – visando fortalecer e potencializar o movimento.

Sobre a Feira de Troca de Brinquedos

“Especialmente no período que antecede o mês de outubro, o público infantil é ainda mais impactado por publicidades dirigidas que estimulam o consumo exacerbado, por isso, incentivamos a realização das Feiras de Trocas de Brinquedos. Esses encontros, além de uma alternativa sustentável de lazer, são oportunidades de apresentar novos hábitos às crianças e esse é o contexto ideal par ensiná-las que trocar pode ser, e é muito mais divertido do que comprar”, explica JP Amaral, estrategista de mobilização do programa Criança e Consumo.

Para saber como organizar a sua Feira de Trocas de Brinquedos, comunicar a realização da atividade em sua cidade ou saber a programação de agendamentos, o Criança e Consumo disponibiliza em seu site informações e materiais de apoio para divulgações.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS