Mostra interativa recria Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato

Que tal passear pelo Túnel de Pirlimpimpim feito de arco-íris, conhecer o Sítio do Picapau Amarelo e interagir com a boneca Emília?

Da redação Publicado em 03.07.2018

Resumo

Com entrada gratuita, a exposição interativa "O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato" acontece na Biblioteca Monteiro Lobato e terá três ambientes repletos de personagens do Sítio do Picapau Amarelo, obras literárias e passagens da vida do autor.

Depois da mostra “Monteiro Lobato Sem Fronteiras“, que divulgamos aqui no Lunetas, São Paulo ganha mais uma exposição inteiramente dedicada a ele que é considerado o pai da literatura infantil no Brasil.

A Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, no centro da cidade, acaba de inaugurar a exposição interativa “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato“. A visitação é gratuita, e está aberta até o dia 1º de dezembro, de segunda a sexta, das 8h às 18h, aos sábados, das 10h às 17h, e aos domingos, das 10h às 14h. A classificação etária é livre, e encanta desde os bebês até os adultos que viveram a literatura de Lobato em sua própria infância.

No vídeo abaixo, publicado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, é possível ter um gostinho de como foi a inauguração, no último domingo, 1º de julho. O vídeo faz uma tour pelo espaço, dê o play e confira:

A Secretaria Municipal de Cultura inaugura, neste momento, a exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”, concebida para homenagear o criador do Sítio do Pica-pau amarelo e um dos principais autores da literatura brasileira.O público será recepcionado por um corredor colorido com os tons do arco-íris na entrada da biblioteca que dará acesso as duas salas no andar térreo que terá um livro “pop-up” em grande escala com personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo como Narizinho, Emília, Pedrinho, Dona Benta, oferecendo uma experiência imersiva, além de outros cinco livros abertos, como estantes, para o acervo, objetos, cartas e uma linha do tempo que narra a trajetória do escritor.Programe-se! ;)Saiba mais: https://goo.gl/MftiiE

Posted by Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo on Sunday, July 1, 2018

O espaço é composto por três ambientes diferentes, repletos dos personagens e lugares que marcaram os universos fantásticos criado pelo autor.

A experiência já começa na entrada, que possui um grande corredor colorido com os tons do arco-íris. É o Túnel do Pirlimpimpim, que oferece uma possibilidade de pura fantasia. Quem caminha por ele, percebe que o teto vai mudando de tamanho, dando a sensação de que as pessoas estão ficando menores.

Depois, os visitantes chegam ao Sítio do Picapau Amarelo, onde um grande livro pop-up de faz de conta proporciona a interação com os personagens mais marcantes da obra de Lobato, como a boneca falante Emília, a menina Narizinho, a bondosa Dona Benta e o travesso Saci.

No terceiro ambiente, a experiência interativa continua, e os visitantes podem brincar com cinco livros gigantes abertos na vertical. Os tótens em forma de livro funcionam como espaço expositivo, e contam sobre a vida e a obra do escritor.

No próximo dia 4 de julho, completam 70 anos da morte de Monteiro Lobato e o objetivo da exposição é reviver seus grandes momentos literários por meio de suas obras, expostas em grande formato, além de homenagear seu legado e sua contribuição para a literatura e cultura nacional.

Confira as fotos da exposição:

Image

Aryanne Valgas

Um mergulho pelos mundos de fantasia criados por Monteiro Lobato.

Image

Aryanne Valgas

Um mergulho pelos mundos de fantasia criados por Monteiro Lobato.

Image

Reprodução/Facebook BIJML

Um mergulho pelos mundos de fantasia criados por Monteiro Lobato.

“O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”

Onde: Biblioteca Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, São Paulo (SP)
Quando: De 2 de julho a 1º de dezembro de 2018, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 10h às 17h. Domingos, das 10h às 14h
Quanto? Gratuito
Para quem? Entrada livre
Como chegar: Estações de metrô mais próximas: República (Linha Vermelha) e Higienópolis-Mackenzie (Linha Amarela)

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS