Carregando...

Exposição celebra Monteiro Lobato como escritor universal

  • Exposição "Monteiro Lobato sem fronteiras"

  • Biblioteca José Mindlin

    Rua da Biblioteca, s/n - Vila Universitaria, São Paulo - Ver Mapa

  • Gratuito

  • Saiba mais
Exposição Monteiro Lobato sem fronteiras

Monteiro Lobato (1822-1948) foi escritor, editor e teve seu nome imortizalizado na História do Brasil como o “pai da literatura infantil”, pelo conjunto de sua obra e também por manifestar a intenção – ainda inédita na época – de dissociar os livros infantis dos aspectos didatizante/moralizante/pedagogizante. Seus livros, personagens e sua forma de caracterizar mundos fantásticos são estudados até hoje como metáfora da capacidade imaginativa da criança. Como não se lembrar para sempre de Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia e tantos outros?

Para apresentar todo esse universo para as crianças de hoje e estimular o interesse pela História da literatura infantil, a Biblioteca José Mindlin, da USP, no Butantã, oferece, até o dia 29 de junho, a exposição “Monteiro Lobato sem fronteiras“, que celebrar o autor a partir de sua faceta de “escritor universal”, publicado e traduzido em diversos países.

A mostra, que tem curadoria de Luciano Mizrahi Pereira e Vladimir Sacchetta, conta com tablets interativos e reúne mais de 130 obras, dentre elas muitos originais, títulos traduzidos no exterior, e, é claro, dezenas de clássicos da literatura trazidos por ele para o Brasil. O público poderá conhecer obras raras, preciosidades e publicações inéditas.

As obras reunidas nesta exposição foram adquiridas ao redor do mundo e fazem parte do acervo do Centro de Documentação do Instituto de Estudos Monteiro Lobato, criado com o objetivo de estimular pesquisadores, produtores culturais e o público em geral, a trilharem novos caminhos sobre a obra do autor.

Livros de Monteiro Lobato expostos em mesas com tampos de vidro. Pessoas ao redor, visitando o espaço e observando os livros.
Divulgação/Elcio Silva

Com obras infantis e adultas traduzidas em vários idiomas, a mostra trará tablets para consulta de trechos de obras selecionadas pela curadoria. Além do conteúdo digitalizado e interativo, todo o acervo poderá ser consultado através de link do Centro de Documentação, disponível nos tablets.

Literatura que ultrapassa fronteiras

“Queremos mostrar a trajetória internacional da carreira de Lobato, traduzido e tradutor. Podemos dizer também que esta exposição celebra Monteiro Lobato como escritor universal, um autor que ultrapassou fronteiras, passeou por diferentes culturas e transcendeu seu tempo. Lobato traduzido e tradutor, um mestre da literatura infantil mundial”, destaca Pereira.

Para quem pesquisa Lobato, a exposição é um passeio formativo, mas as crianças também têm vez nessa programação, ao conhecer de perto o universo de criação desse artista tão importante para a cultura brasileira.

Dentre as obras expostas alguns destaques são as edições de Nasino, Itália, 1945, Don Quixoto de los Niños, Argentina 1938; Reinações de Narizinho (publicada em nove idiomas), Polônia, 1976; O Sací, Japão, 1979, dentre outras centenas de preciosidades literárias.

A visitação é gratuita, e está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30. Para agendar grupos escolares ou visitas monitoradas, é só escrever para educativo@bbm.usp.br

Como chegar?

Mapa da Biblioteca José Mindlin

Saiba mais

Exposição Monteiro Lobato sem fronteiras

Aviso

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp