Mães são influenciadoras da leitura na infância, diz pesquisa

De acordo com a pesquisa do Instituto Pró-Livro, 33% dos respondentes sofreu a influência de alguém para começar a gostar de ler
Shutterstock
  • Publicado em: 21.06.2016
da Redação

Para avaliar o impacto dos cuidadores – sobretudo da mãe – no hábito de leitura na infância, a quarta Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência, investigou o comportamento dos leitores brasileiros e os maiores influenciadores dos hábitos de leitura do brasileiro.

Os resultados indicam que o hábito de leitura dos pais têm forte influência na construção do hábito de leitura dos filhos, e que a figura da mãe é bastante importante no estímulo ao prazer da leitura, somada à figura do pai ou de um outro parente pode-se perceber a influência da família na formação de leitores.

Destes 33%, 11% afirmam que a mãe ou um responsável do sexo feminino influenciou o gosto pela leitura; 7% dizem terem sido influenciados por um professor ou uma professora; e 4% dos entrevistados alegaram ainda que o pai ou o responsável do sexo masculino foi o influenciador.

A pesquisa aponta ainda que, em relação ao hábito de leitura dos pais, 17% dos entrevistados leem com frequência, 24% leem às vezes e 53% nunca leem.

Confira algumas dicas de livros para o seu pequeno

15 listas de livros infantis para falar sobre o que é importante

7 livros para mostrar às meninas que elas podem ser o que quiserem

Literatura & bebês: mais 25 livros para os pequenos conhecerem

Resumo

A quarta Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência, investigou o comportamento dos leitores.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts