São Paulo para quem ama livros: 8 lugares para levar as crias

Cantinhos conhecidos e outros nem tanto para os apaixonados por livros aproveitarem a cidade com as crias a tiracolo
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 26.12.2017

Quem tem criança pequena em casa, sabe que ser mãe, pai ou cuidador requer muita criatividade para inventar cada dia uma coisa diferente para entreter os pequenos.

Quem está em São Paulo e é apaixonado por livros ou quer estimular esse gosto nos filhos, não faltam opções para curtir a cidade. De livrarias a centros culturais, passando por bibliotecas e museus, a cidade acolhe os adoradores de livros de braços abertos, com inúmeras opções gratuitas para aproveitar com as crias.

Nosso parceiro A Taba listou alguns desses espaços, e a gente complementa com outras alternativas para quem quer incentivar o hábito da leitura nas crianças. Espia só essas oito dicas imperdíveis!

Museu que busca difundir e promover a literatura, oferecendo cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro e exposições ligadas à literatura. Programações especiais para crianças e famílias acontecem especialmente nos finais de semana.

Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo, SP (11 3285-6986)

Sarau, teatro, contação de histórias e clube de leitura estão sempre na programação do Centro Cultural São Paulo, que conta também com biblioteca, gibiteca e outras atividades – muitas delas gratuitas. No site do CCSP é possível ver a programação completa e usar filtros como literatura, teatro ou infantojuvenil.

Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo, SP (11 3397-4002)

Dividido em coretos temáticos dentro do Parque da Água Branca, o Espaço de Leitura oferece um acervo variado de livros e promove diversos eventos relacionados à literatura e cultura infantil, separados por gêneros como medo e aventura, família, terror e leitura para bebês. Os livros podem ser lidos no próprio espaço ou levados para casa. O espaço fica aberto durante a semana, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos conta com programação cultural para as crianças. A programação é divulgada na página do Facebook e conta com mediação de leitura, sarau, contação de história, oficinas e brincadeiras envolvendo livros.

Parque da Água Branca – Avenida Francisco Matarazzo, 455, Barra Funda, São Paulo, SP (11 2588-5918)

De terça a domingo o Itaú Cultural oferece atividades gratuitas como exposições, peças de teatro, shows e oficinas. Na programação também está o Final de Semana em Família, com programação variada e espaço para leitura e troca de livros.

Av. Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo, SP (11 2168-1777)

Com uma programação cultural bastante ampla, o Sesc-SP oferece peças de teatro, apresentações musicais, saraus, contações de histórias, clubes do livro, mediações de leitura, cursos, exposições, oficinas e muito mais. Presente em 21 cidades do estado de São Paulo, no site é possível ver a programação completa das 41 unidades. Os filtros ajudam a escolher o que fazer (teatro, literatura, música), para quem (crianças, jovens e intergerações) e quando (programação mensal). Muitas atividades são gratuitas, outras têm ingressos que costumam variar entre R$5 e R$60, geralmente com venda online cerca de dez dias antes do evento.

Com o objetivo de conectar e distribuir cultura e diferentes conhecimentos, a instituição oferece cursos, palestras e programação infantil com atividades voltadas para despertar os pequenos para a diversidade de manifestações culturais.

Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo (11 3065-4333)

Única livraria exclusivamente dedicada a livros infantis e juvenis de São Paulo, a NoveSete fica em uma agradável casa na Vila Mariana, e traz em seu acervo as melhores referências do gênero para encantar os pequenos pelo universo da leitura. Aos finais de semana, o espaço oferece atividades culturais gratuitas, como contação de histórias, exposições e teatro, além de lançamentos de livros e debates sobre educação e leitura voltados para adultos.

Rua França Pinto, 97 – Vila Mariana, São Paulo (11) 5573-7889

A biblioteca fica dentro de um dos parques mais gostosos de passear com as crianças em São Paulo, e oferece a possibilidade de aproveitar uma programação extensa de atividades infantis, como jogos sensoriais, mediação de leitura, teatro, contação de histórias e muito mais. O espaço conta também com um café. A biblioteca do Parque Villa Lobos possui um projeto fixo de leitura para bebês, o Bebelê.

Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros, São Paulo (11) 3024-2500

Resumo

Nosso parceiro A Tava listou 8 opções imperdíveis de passeio para quem ama livros - e quer incentivar as crianças a amarem também. Todos com entrada e programação gratuitas.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts