Compreender o tema é o primeiro passo para aprender a lidar com ele em sala de aula e inspirar a construção de uma sociedade sem racismo
Uma seleção de livros para combater o racismo na escola e ajudar educadores a abordarem o tema com os alunos desde a Educação Infantil.
A escola, desde a Educação Infantil, muitas vezes é o espaço onde as crianças vivem as primeiras experiências de racismo. Segundo a professora Waldete Tristão, doutoranda em Educação e especialista em gestão e relações raciais, comportamentos racistas estão presentes em todas as etapas de ensino, até mesmo entre os pequenos. “Há crianças que não querem sentar com as negras ou até mesmo dar as mãos”, exemplifica.
Já a pesquisadora Ana Cristina Juvenal da Cruz, docente da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas atuando no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e no Grupo de Estudos sobre a Criança, a Infância e a Educação Infantil, defende nos engajarmos “na luta política para oferecer uma educação a crianças e jovens”, como forma de ensinar às crianças “a não sentirem vergonha nem sofrerem por ter no corpo a pele negra”.
A seguir, confira uma lista com os livros essenciais para ajudar educadores a abordarem o racismo em sala de aula, uma oportunidade para falar de racismo e trabalhar a história e a cultura africanas.
Essa publicação informa e amplia a conscientização sobre a problemática do racismo no Brasil, explorando os conceitos de preconceito e estereótipo com base na história do país. Além disso, estimula o leitor a refletir sobre situações de seu próprio cotidiano como as “brincadeiras” que desumanizam a pessoa negra chamando-a de macaco, por exemplo. É um convite ao olhar atento e crítico para a sociedade em que vivemos.
O livro aborda temas que remetem à responsabilidade da instituição escolar para a perpetuação de práticas racistas ou para a promoção de um ambiente antirracista. Dois dos assuntos abordados são a integração de história e cultura africanas no currículo escolar e o trabalho com a autoestima da criança negra. Os textos indicam alguns caminhos que a escola pode percorrer no sentido de promover a igualdade racial.
Apresenta a interpretação crítica e analítica sobre diferentes situações de preconceito e discriminação de crianças negras em uma instituição de Educação Infantil. Ao revelar o silêncio da escola e das famílias com os constantes episódios, o texto denuncia a urgência de sua eliminação do sistema educacional.
Utilizando o preconceito racial na infância como tema central, a autora ajuda a compreender como crianças constroem uma realidade preconceituosa em suas relações. O leitor perceberá que somente entendendo os estímulos que levam a essa construção é que se pode promover a igualdade racial na sociedade brasileira.
A ideia dessa publicação é orientar programas e ações capazes de promover direitos que impactem na vida das crianças a curto prazo, provocando mudanças atitudinais. Para tanto, discute os marcos legais que tratam da igualdade racial, os benefícios de ter uma Educação Infantil que sabe lidar com a diversidade e também experiências de professores que podem ser aplicadas em outras escolas.
Esta revista é o resultado de um processo de formação de professores focado na promoção da igualdade racial, em situações reais, no espaço de duas instituições de Educação Infantil – uma EMEI e uma creche desenvolveram procedimentos eficazes que corroboram para a construção de uma identidade afro-brasileira. Uma oportunidade de ter contato com práticas eficientes e perfeitamente adaptáveis a outros contextos escolares. O foco está no papel da gestão, organização de espaços e dos materiais.
* Com informações de Nova Escola.
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