Carregando...

Gol de letra: 7 livros infantis sobre futebol

Por meio da literatura, meninas e meninos ficam conhecendo a história do esporte mais amado do Brasil, e podem se encantar pelo universo futebolístico
Livros infantis sobre futebol Reprodução/Arte Lunetas
  • Publicado em: 06.06.2019
da Redação

Começa nesta sexta-feira, 7 de junho, a Copa do Mundo de Futebol Feminina. Será um marco do esporte nacional, já que se trata da primeira transmissão do campeonato mundial feminino na TV aberta. Isso significa que, durante um mês, o esporte que é paixão do país estará na televisão, nas bancas, no noticiário, na rua, e no assunto do almoço de domingo. As crianças estarão atentas ao movimento. Para estimular nelas o interesse pelo esporte, que tal utilizar a literatura como porta de entrada?

O Lunetas reúne nesta lista algumas publicações infantis e infantojuvenis sobre o tema, para encantar meninos e meninas pelo futebol. Dentr os autores, tem Jorge Amado, Ziraldo, Odilon Moraes, Ricardo Azevedo e outros “craques” da ficção para crianças. Em casa ou na escola, pais, professores e cuidadores podem lançar mão da literatura para apresentar a história do esporte para os pequenos. Confira!

“O chute que a bola levou” – Ricardo Azevedo
Aquela bola de couro vivia sonhando trezentas mil coisas na prateleira de uma loja de material esportivo. Um belo dia, foi comprada e, logo depois, entrou em campo para sua primeira partida de futebol. O que ela jamais poderia imaginar é que aquele seria apenas o pontapé inicial de muitos outros jogos extraordinários e inesperados.
“A bola e o goleiro” – Jorge Amado
Nesta narrativa infantil, a imparcial bola Fura-Redes – inimiga número um do zero a zero – acaba se apaixonando por Bilô-Bilô, um goleiro que vive às turras com as bolas. Com bom humor e romantismo, A bola e o goleiro mostra que dois seres com vocações opostas podem se apaixonar.
“1 drible, 2 dribles, 3 dribles: manual do pequeno craque cidadão” – Marcelo Rubens Paiva (texto) e Jimmy Leroy (ilustração)
Um manual para quem quer saber tudo sobre futebol. A partir de uma história de ficção, o leitor é introduzido aos principais fatos e curiosidades do esporte. “Drible” não é lá uma palavra muito fácil de se dizer, já a sua execução, pra quem consegue, traz uma sensação muito boa. Joca que o diga: era o maior craque da sua cidade, o rei da pelada na praia, o grande armador do time. Mas, quando seu pai é promovido e tem de mudar de cidade com a família, o menino perde seu posto. Para reconquistar a fama, ele vai passar por muitos desafios.
“Maluquinho por futebol” – Ziraldo
O livro reúne 16 histórias em quadrinhos do personagem mais famoso do cartunista e escritor Ziraldo, o Menino Maluquinho. O garoto, que vive com uma panela na cabeça, mostra suas habilidades como jogador de futebol e entra em campo com toda sua turma. Eles se aventuram no esporte preferido dos brasileiros, torcendo, fazendo gols e dando bolas fora, sempre com muito humor e espírito esportivo. A edição especial traz a seleção de novas histórias e outras já publicadas nas edições mensais das revistas O Menino Maluquinho e Julieta, a Menina Maluquinha.
“O presente” – Odilon Moraes
Neste livro-imagem de Odilon Moraes, um menino é convidado para uma “pelada” com os amigos logo após assistir, pela televisão, à derrota do Brasil em uma partida da Copa do Mundo. Com um gol de placa, ele abranda a decepção que sentira ao ver a seleção ser desclassificada. Belo retrato sobre os sentimentos que o esporte suscita, este é mais do que um livro sobre o futebol, “uma das mais complexas formações, e formação de compromisso, que a cultura e a sociedade brasileira foram capazes de produzir”, como escreve o professor e psicanalista Tales A. M. Ab’Sáber na quarta capa do livro.
“Uma história de futebol” – José Roberto Toreno (texto) e Cássio Loredano (ilustrador)
Zuza e Dico são grandes amigos e fanáticos por futebol. Para essa dupla, o campinho de uma pequena cidade do interior é um grande estádio, onde eles ensaiam jogadas sensacionais. O problema é que às vezes eles são driblados pelas meninas, não conseguem dar chapéu nos professores e sofrem contra-ataques do destino. Em “Uma história de futebol”, você vai descobrir como uma amizade pode mudar nossas vidas e como um menino do interior pode se tornar um grande jogador de futebol.
“Até os deuses amam futebol” – Heinz Janisch (texto) e Artem Kostyukevich
Futebol é um esporte que, além de fazer um bem para a saúde, é superdivertido. Os deuses que o digam: eles simplesmente adoram jogar futebol. Sempre jogam uma, duas partidas. O problema é quando o time do Deus de Todos os Deuses perde. Irritado, ele chutou a bola para longe. Bem longe. o que será que acontece? Conheça essa história do surgimento do planeta Terra e da paixão dos seres humanos pelo futebol, contada de uma maneira bem diferente.

Leia também:

#Deixaameninajogar: quem encoraja as Martas do futuro?

Resumo

Jorge Amado, Ziraldo, Odilon Moraes, Ricardo Azevedo e outros "craques" da ficção para crianças em 7 livros infantis sobre futebol para apresentar à sua criança.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp