Liga Criativos da Escola: um estudo sobre protagonismo estudantil

Panorama revela a ação transformadora de estudantes e educadores para melhorar a educação brasileira dia a dia

Da redação Publicado em 02.07.2021
Um grupo de crianças estão se divertindo em ambiente escolar. Todos vestem camiseta branca
OUVIR

Resumo

O estudo Liga Criativos da Escola apresenta um panorama sobre a ação transformadora de estudantes e educadores para melhorar a educação brasileira dia a dia.

Com o propósito de investigar os números que marcam a trajetória do Criativos da Escola, programa do Instituto Alana que encoraja crianças e adolescentes a transformarem suas realidades, foi feito um estudo exclusivo e inédito que apresenta não só o que pensam e querem os estudantes e educadores brasileiros, mas também como estão agindo para transformar escolas e comunidades em todo o país, na prática. Além disso, aponta quais são as principais necessidades e soluções que estão sendo construídas por crianças e adolescentes no dia a dia da educação brasileira. 

A análise abarcou mais de seis mil projetos recebidos pelo programa, por meio da premiação Desafio Criativos da Escola, desde sua primeira edição, em 2015. Foram 48 mil estudantes, 10 mil educadores, quase sete mil escolas, em 1.172 municípios de realidades das mais complexas e diversas. O relatório completo está disponível aqui.

Em primeiro lugar, correspondendo a 32% dos projetos, estão as soluções propostas por estudantes para melhorar a própria educação; depois, 31% estão transformando as relações interpessoais e promovendo o bem-estar das pessoas com o combate a preconceitos, por exemplo. Ações para conservação do meio ambiente representam 25% e, por fim, 13% são iniciativas que buscam melhorar o espaço escolar. Os temas que mais têm incomodado “alertam sobre a necessidade de promover avanços, tanto no ensino quanto na infraestrutura”, aponta Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Com a participação de especialistas da área de educação, uma live marcou o lançamento da Liga Criativos da Escola nesta quinta-feira (1/7), com parceria institucional da Undime e mais de 15 organizações parceiras de mobilização. Entre falas potentes e inspiradoras, o evento destacou a importância do protagonismo estudantil, a construção de uma educação para a cidadania e os desafios para a participação dos alunos e alunas no contexto atual.

Participaram do evento Marcelo Ferreira, vice-presidente da Undime; Marília Spósito, professora da Universidade de São Paulo (USP); Catarina de Almeida Santos, professora da Universidade de Brasília (UnB); Paulo Ricardo, coordenador da Engajamundo; Carla Francisco, representante da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; e as jovens Mércia Sena e Maria Vitória Passos, embaixadoras do Criativos da Escola.

“Por meio da escuta do que está por dentro dos projetos do Criativos da Escola, acessamos e revelamos anseios, necessidades, desejos e potências de alunos(as) de todos os cantos do Brasil. Trata-se de uma construção coletiva a partir das vozes e sonhos de todos, convidando as crianças e adolescentes a agir juntos para a melhoria de suas realidades”, comenta o coordenador do Criativos da Escola, Gabriel Maia Salgado.

“Mais do que um estudo, a Liga Criativos da Escola é um chamado para que toda a sociedade brasileira se mobilize para a garantia e a valorização do protagonismo de crianças e adolescentes, reconhecendo-os como agentes para a formulação de soluções para questões que são urgentes durante e após esta pandemia. Esperamos que este estudo possa inspirar a comunidade escolar e a realização de novas práticas, programas e políticas educacionais”, conclui Gabriel.

Durante o evento, também foi exibido o vídeo de lançamento da Liga com a participação do ex-estudante secundarista, ator e slammer Lucas Koka Penteado. Confira a transmissão completa:

A Liga é uma realização do Criativos da Escola em parceria institucional com a Undime. Conta também com o apoio técnico da consultoria de pesquisa Talk Inc e com as seguintes parcerias de mobilização: Unicef, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Ashoka, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Centro de Referências em Educação Integral, Engajamundo, Fundação Educar Dpaschoal, Instituto Aliança, Movimento de Inovação na Educação, Nossas, Politize, Porvir, Rede Conhecimento Social (ReCoS) e Viração.

Se você conhece crianças e adolescentes que podem transformar ou que já está transformando a escola e a comunidade à sua volta, confira a nova edição do Desafio Criativos da Escola 2021, uma série de missões a serem realizadas à distância por estudantes com o apoio de educadores.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS