Desafio convoca estudantes e educadores de todo o Brasil

Ao cumprirem missões para elaborar projetos de transformação, alunos concorrem a recompensas e um prêmio em dinheiro
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 21.05.2021
da Redação

O Desafio Criativos da Escola, que reconhece e busca dar visibilidade para as transformações que estão sendo realizadas por estudantes, está com as inscrições abertas para sua 7ª edição. O objetivo é fortalecer o vínculo com a educação a partir do protagonismo de crianças e adolescentes brasileiros e do estímulo a educadores de diferentes áreas para que se engajem na atuação em suas comunidades.

Com o apoio de seus educadores, alunos e alunas dos ensinos fundamental e médio deverão criar um projeto para melhorar problemas que os incomodam. Para isso, deverão formar grupos, criar um perfil no site do Desafio 2021 e realizar missões que evidenciem a criatividade, o protagonismo, a empatia e o trabalho em equipe. Ao longo da jornada, serão oferecidos materiais (vídeos, dicas e textos) para apoiar a elaboração do projeto, além de recompensas para os melhores resultados.

A jornada está dividida em duas etapas: Chama e Premiação

Etapa Chama
Até o dia 1º de agosto, os estudantes deverão formar equipes para cumprir as sete missões coletivas, com o objetivo de criar um projeto de transformação. Ao final, a equipe poderá inscrevê-lo na etapa Premiação. Os grupos que realizarem todas as missões participarão de um bate-papo fechado com o ator e ex-BBB Lucas Penteado. As 10 equipes que estiverem entre as mais curtidas no site do Desafio vão ganhar um kit com jogos, livros e histórias em quadrinhos.

Etapa Premiação
A partir do dia 2 de agosto, os estudantes poderão inscrever seus projetos de transformação para esta segunda fase, devendo ter, pelo menos, uma ação em andamento. As equipes que tiverem participado da etapa anterior, poderão inscrever o projeto na Premiação. Porém, não é obrigatório participar das duas etapas. Até 50 grupos serão selecionados para receber 2 mil reais para o projeto, sendo nomeados embaixadores(as) Criativos da Escola.

Veja a seguir o vídeo sobre o Desafio Criativos da Escola, com libras, legenda e narração de uma aluna e um aluno embaixadores do projeto:

* O Desafio Criativos da Escola é organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.

Resumo

A 7ª edição do Desafio Criativos da Escola está com inscrições abertas. O objetivo é destacar soluções transformadoras propostas por estudantes do Brasil afora para melhorar suas realidades.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts