Poesia, a arte de dar às palavras vida nova, pode ser também um jogo e as crianças estão convidadas a participar. Com regras próprias, um poema costuma mostrar jeitos diferentes de ver o mundo, a partir de uma visão mais lúdica e até subversiva, estimulando o pequeno leitor a questionar mais em vez de simplesmente aceitar as coisas como elas são – ou aparentam ser.
Além de ampliar as perspectivas num jogo de palavras divertido, elencamos outros benefícios atrelados ao texto poético para te mostrar por que é uma boa ideia ler poemas para as crianças já. Veja só!
- Formação do imaginário: a poesia contribui para a formação do imaginário, do simbólico e da criatividade, permitindo à criança o desenvolvimento do senso exploratório da linguagem literária e ajudando-a a interpretar os fenômenos ao seu redor com mais facilidade.
- Beleza: os poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária, portanto, além de aprender, as crianças têm uma experiência de leitura prazerosa e agradável, o que serve como incentivo para que sintam entusiasmo na leitura e curiosidade para aprender mais.
- Percepção melódica: ouvir e recitar poemas ajuda na percepção da melodia da linguagem, afinal, poesia e música andam juntas. Os recursos sonoros utilizados nas poesias remetem a melodias bonitas e divertidas, colaborando não só com a memorização, mas também com a percepção melódica da criança desde cedo.
- Sensibilidade estética: os poemas contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança, o mundo real e o simbólico. Por meio deles é possível perceber que as coisas podem ter diferentes representações e significados, atributos essenciais para que as crianças aprendam a dar significado às coisas e representá-las através da expressão artística.
Leia mais
Comunicar erro