Carregando...

Cachos e rimas: Lázaro Ramos canta para crianças em novo projeto

Inspirado nos livros do autor, o álbum musical apresenta, de forma lúdica, temas como liberdade, afeto, identidade e educação
lazaro ramos infantil J.Vitorino
  • Publicado em: 26.06.2019
  • Atualização: 27.06.2019
da Redação

Lázaro Ramos continua provando que seu espírito artístico passeia para além das novelas, filmes e programas de televisão. Cada dia mais próximo do público infantil, o ator lançou, no dia 14 de junho, o projeto Viagens da Caixa Mágica. São rimas, palavras inventadas, personagens mágicos, referência a cheiros e sabores que transformam o universo particular das crianças em nove músicas divertidas. E a inspiração disso tudo não poderia ser outra: João e Maria, filhos do artista.

“Este é um projeto que tem um lugar muito especial em meu coração”, garante Lázaro

Ao lado dos parceiros Jarbas Bittencourt e Heloísa Jorge, o ator experimenta soltar a voz e trazer temas como educação, liberdade, afeto e identidade de forma lúdica. O álbum musical é um convite à reflexão, à dança, à poesia e à vida, aos que chegam ao mundo. Como a faixa “Dois irmãos”, um acalanto que fala sobre o nascimentos dos filhos e o sentimento de toda a família na ocasião deste encontro.

João chegou e disse: Maria já vem vindo!
Tem que abrir mais um lugar no coração.
E antes que o sol dormisse disse: João, seja bem vindo,
Vou guardar pra ela o mais lindo verão.

(Dois irmãos/Composição: Jarbas Bittencourt)

Os filhos já haviam sido tema dos livros infantis “Caderno de Rimas do João” (2015) e “Caderno Sem Rimas da Maria” (2018), obras que deram início às composições musicais de Lázaro Ramos e Jarbas Bittencourt. “Foi muito divertido e desafiador compor a partir dos livros de Lázaro. Algumas letras praticamente são trechos escritos por ele sem tirar nem pôr, outras eu escrevi a partir de palavras e suas ideias dos livros”, explica o cantor e produtor musical.

Esta já é a segunda novidade de Lázaro Ramos para o público infantil em 2019. Em maio, o ator lançou a quarta obra literária exclusiva  para as crianças, entitulada “Sinto o que Sinto e a Incrível História de Asta e Jase“, em parceria com o Mundo Bita. Leia a matéria do Lunetas sobre a obra.

Infância Cantada

O projeto musical ganhou caráter multimídia apresentando, além do disco, lyric video com realidade virtual e um vídeo cantado ao vivo pelo trio. Com participação especial das cantoras Jéssica Ellen e Lellê, Viagens da Caixa Mágica também conta com a canção “Uêpabê Mamá”, poema musicado em homenagem a Gilberto Gil.

“É um presente fazer parte desse projeto delicado, alegre, colorido, importante e necessário. Eu desejo que as crianças cantem, se sintam lindas, confiantes, questionadoras e que os adultos se encantem, se emocionem, mas que também reflitam sobre suas mensagens”, ressalta Heloísa.

Quem inicia a viagem musical com a faixa “Caixa Mágica” já pode sentir o gostinho de fantasia que tempera o disco. Caminhando sobre as construções de rimas em língua portuguesa, a invenção de termos como “atrapalhante” e “explectoroso” – uma criação de Maria para explicar um sabor peculiar – faz o ouvinte atravessar a ponte da infância, onde as palavras são mais recheadas de possibilidades. E o fim é justamente “Ponto de Partida”, última faixa, que não só aponta um novo começo, mas canta a vontade de fazer do mundo “um lugar mais divertido e explicar as coisas de modo mais colorido.”

J.Vitorino

Show apresentado pelo trio durante a inauguração da Nova Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador.

Sobre o trio musical: 

Lázaro Ramos Show apresentado pelo trio durante a inauguração da Nova Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador,

Em 2018, o ator, apresentador e diretor Lázaro Ramos lançou “Caderno Sem Rimas da Maria”, que aborda em verbetes palavras inventadas pela personagem, esta uma menina curiosa em busca de significados para conceitos como liberdade, direito e sororidade, entre outros. O livro chegou às livrarias após o sucesso de “Caderno de Rimas de João”, lançado em 2015. Ambos as livros inspiraram o projeto Viagens da Caixa Mágica. Em 2019, junto com o Mundo Bita, acaba de lançar sua quarta obra literária exclusiva para crianças, “Sinto o que Sinto e a Incrível História de Asta e Jase”. O livro infantil de estreia de Lázaro Ramos foi “A Velha Sentada”, de 2010. Os lançamentos o consagram também como um dos autores mais plurais de sua geração incluindo o best-seller adulto Na Minha Pele, de 2017
Jarbas Bittencourt Show apresentado pelo trio durante a inauguração da Nova Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador,

Cantor, compositor, arranjador, produtor musical e diretor artístico, assinou mais de 100 espetáculos de teatro e de dança nos últimos 20 anos, além de assinar a direção musical do Bando de Teatro Olodum, na Bahia, da Cia dos Comuns (RJ),  e da Cia dos Arteiros (RJ). Com dezenas de prêmios, este ano dirigiu o espetáculo Camaleão 40 anos, com o cantor Bell Marques. Além de Viagens da Caixa Mágica, assina atualmente Amor Barato e D.Ivone Lara – Um Sorriso Negro.
Heloísa Jorge Show apresentado pelo trio durante a inauguração da Nova Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador,

A atriz e cantora nasceu em Angola e veio para o Brasil após o conflito civil de seu país natal. É graduada na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, de Salvador, cidade em que se formou como atriz e integrou o elenco de peças como O Dia 14. Passou por musicais como O Fino no Samba e pelas obras globais Gabriela e A Lei do Amor, além da montagem teatral O Jornal, dirigida por Lázaro Ramos. É ainda protagonista da novela angolana Jikulumessu e interpreta Gilda em A Dona do Pedaço, nova novela das nove da Rede Globo.

Leia também:

Músicas de pai para filho: 5 canções que são declarações de amor

 

 

 

 

 

 

Resumo

Lázaro Ramos segue estreitando sua relação com as crianças. Após o lançamento de mais um livro infantil em 2019, o projeto "Viagens da Caixa Mágica" apresenta, de forma lúdica, nove músicas sobre liberdade, educação, identidade e afeto.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp