Carregando...

Lázaro Ramos lança livro infantil sobre emoções com Mundo Bita

Raiva, medo, alegria. Sentir tudo isso ao mesmo tempo é supernormal. O novo livro infantil do ator Lázaro Ramos fala sobre emoções com as crianças
Lázaro Ramos Divulgação/Arte Lunetas
  • Publicado em: 29.05.2019
da Redação

Raiva, frustração, medo. Essas e outras emoções difíceis são parte inevitável da vida. O livro infantil “Sinto o que sinto“, escrito pelo ator  Lázaro Ramos, com ilustrações da artista visual Ana Maria Sena em parceria com o Mundo Bita, foi criado com a intenção de tratar desse assunto com as crianças. Recém-lançado pela editora Carochinha, o livro traz atenção para um tema tão importante que foi integrado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a educação socioemocional.

É consenso entre os especialistas em desenvolvimento infantil – leia a reportagem do Lunetas sobre as chamadas habilidades socioemocionais que falar sobre emoções é o que garante um crescimento integral e conectado às múltiplas dimensões da criança. A pedagogia e psicologia infantil concordam: habilidades cognitivas (como saber matemática ou português) não são mais suficientes para formar um sujeito.

Educar-se para os sentimentos é fundamental para os pequenos aprenderem a nomear o que sentem, familiarizar-se com sentimentos até então desconhecidos e apropriar-se de suas emoções. Para os adultos, o aprendizado das emoções também é uma tarefa crucial, já que muitos de nós recebemos uma educação mais pautada na realização externa do que interna.

“Sinto o que sinto” não é o primeiro trabalho de Lázaro Ramos na literatura infantil. O ator é autor de outras duas obras do gênero, “O caderno de rimas de João” (editora Pallas, 2015), e “Caderno sem rimas da Maria” (editora Pallas, 2018) ambos inspirados em seus filhos. No seu Instagram, o autor fala sobre o novo livro:

No livro, o menino Dan – personagem do desenho Mundo Bita – é confrontado com um dia complexo, repleto de sentimentos desafiadores e misturados. Então, sua avó lhe conta a história de seus antepassados africanos, Asta e Jaser, o que ajuda o garoto a entender por que o mundo interior do ser humano é algo tão misterioso e muitas vezes contraditório.

A partir desse ponto de partida, aparecem no livro assuntos de contribuição valiosa para o crescimento saudável das crianças, como cultura afrobrasileira, ancestralidade, diversidade étnica, vínculos familiares e a importância do afeto e da escuta para a educação dos pequenos.

Clique aqui para saber mais sobre “Sinto o que sinto”.

Afinal, o que é habilidade socioemocional?

Características como resiliência, colaborativismo, superação, persistência, equilíbrio, flexibilidade, empatia, entre muitas outras características fundamentais para determinar se uma pessoa tem ou não o que é preciso para conviver em sociedades cada vez mais multiculturais, etnicamente diversas e fluidas em relação a paradigmas superados no passado.

Em linhas gerais, competência socioemocional se refere à capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar com os outros e consigo mesmo, assim como estabelecer, atingir objetivos enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva.

Leia também:

‘Monstros na barriga’: 5 livros sobre raiva e outras emoções

Resumo

O novo livro infantil do ator Lázaro Ramos aborda um tema fundamental para o desenvolvimento das crianças, a educação socioemocional. "Sinto o que sinto" conversa com os pequenos sobre como é normal sentir raiva, medo e alegria, tudo ao mesmo tempo.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp