‘Investigando a nossa natureza’ apresenta o Cerrado às crianças

O projeto estimula o contato de crianças de escolas públicas e privadas com a natureza por meio de visitas ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Da redação Publicado em 11.03.2022
Na foto, uma criança de pele escura aparece sorrindo enquanto brinca mergulhada em um rio. a imagem possui intervenções de rabiscos coloridos na cor rosa.
OUVIR

Resumo

Em “Investigando a nossa natureza”, o amor pelo cerrado é despertado em atividades de educação ambiental desenvolvidas com crianças de escolas públicas e privadas.

Os ensinamentos da sala de aula não precisam ficar restritos apenas ao ambiente escolar: no projeto “Investigando a nossa natureza”, crianças residentes em Alto Paraíso de Goiás e São Jorge (GO) têm a oportunidade de conhecer a Chapada dos Veadeiros em atividades dedicadas à educação ambiental. Fora do parque, projetos de agricultura sintrópica e outras possibilidades de fortalecimento do território são realizados com respeito e cuidado, com destaques para trilhas em meio à vegetação e banhos nas águas do Cerrado. Os educadores prezam uma observação crítica da natureza, além de proporem reflexões sobre a relação do mundo interno com o universo ao nosso redor. 

Quando estabelecemos (ou reafirmamos) uma conexão com nosso mundo interno, estamos desenvolvendo nossa inteligência intrapessoal; quando nos conectamos com os seres da Terra e todos os seus elementos e ciclos, estamos desenvolvendo nossa inteligência ecológica.

Investigando a nossa natureza além das trilhas e mergulhos

O projeto conta com quatro frentes de atuação: educação ambiental (despertar amor pelo Cerrado e conscientização da conservação do bioma por meio da prática); vivências na natureza (intensificação do contato das crianças com o meio ambiente, fortalecendo os vínculos dos pequenos com o lugar onde vivem); valorização das águas (conscientização da importância do Cerrado para abastecer as três maiores bacias hidrográficas sul-americanas); e, por último, mas não menos importante, diversão (a interação entre estudantes e educadores se fortalece por meio de experiências lúdicas).

Apesar de amplamente conhecida por turistas do mundo todo, muitas crianças e jovens que nascem na região não têm acesso aos atrativos da Chapada dos Veadeiros. O distanciamento pode gerar uma sensação de não-pertencimento ao seu lugar de origem, além do desconhecimento das ameaças que o Cerrado sofre constantemente. Pertencer e compreender o todo é fazer com que as crianças sejam defensoras genuínas não apenas do Cerrado, mas de toda natureza ameaçada que as cerca.

*​ “Investigando a nossa natureza” é um projeto do Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso, criado pelo biólogo e engenheiro agrônomo José Fernando dos Santos Rebello, em 2016.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS