Invenção e criatividade: 4 curtas para inspirar crianças

Confira sugestões de animações para crianças que adoram criar e inventar

Laboratório de Educação Publicado em 04.11.2019
Imagem de um homem com terno preto deitado em uma mesa segurando seus óculos
OUVIR

Resumo

Nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender fez uma seleção de curtas-metragens que ressaltam os inventores e suas criações. Para assistir com as crianças em casa ou na escola.

No mundo de hoje, as crianças certamente ouvem muito as palavras “criatividade” e “inovação”. Junto dessas duas, caminha a invenção. Frutos de processos baseados em tentativa e erro, as invenções são criadas para fazer algo distinto e solucionar problemas.  A criatividade é a capacidade de expressar-se por meio de diferentes linguagens e de criar soluções novas para os problemas identificados nos diferentes cenários e realidades.

A palavra criança é do verbo latim creare (criar), que também provém da raiz credere (crer).

É comum associar a figura do inventor a alguém excêntrico, que vê o mundo de maneira diferente, sempre pensando em como inventar algo que deixe o mundo mais colorido ou funcionando melhor. Em outras palavras, é alguém que vive “inventando moda”, parece muito com as crianças, não?

Trazendo momentos de fracasso, de inspiração, de criatividade e de muito trabalho, nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender listou animações que ressaltam os inventores e suas criações.

Animações para inspirar a criatividade das crianças

  • “Grandes Planos”  (Grosse Pläne)

De Irmgard Walthert, o filme aborda um menino inventor se inspira na aptidão de seu irmão mais novo para melhorar sua nova máquina, mas de um jeito inesperado.

  • “Claire”

Dentro de um castelo, uma inventora se inspira na natureza ao seu redor para agradar o rei, já cansado de seus fracassos. A animação é de Alix Arrault, Jules Durand, Arina Korczynski, Margo Roquelaure, Ines Scheiber.

  • “O inventor” (The inventor)

A história, de Alexandre Toufaili, retrata um inventor que só quer resolver um problema do dia a dia, sem ligar para grandes ofertas financeiras — mas também inventa uma solução para que estas parem de lhe importunar.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS