Inspirado em Montessori, ‘pote da calma’ tranquiliza as crianças

O objetivo do pote da calma é tranquilizar os pequenos com a tinta e glitter colorido se movendo dentro do recipiente
iStock
  • Publicado em: 16.11.2015
da Redação

O pote da calma (ou calming jar, em inglês), é usado para acalmar crianças pequenas após uma briga ou choro.

Inspirado na abordagem Montessori, o objetivo é distrair e tranquilizar os pequenos com a tinta e glitter colorido se movendo dentro do recipiente. Assim, eles aprendem a respirar fundo e se acalmar. Além de proporcionar um momento para que se expressem e tentem explicar os motivos da tristeza, raiva ou frustração.

É possível fazer uma série de potes com cores e efeitos variados. Veja o passo a passo e alguns potes para se inspirar

Materiais

  • Um pote de vidro (ou de plástico) com tampa;
  • Uma ou duas  colheres de sopa de cola glitter;
  • Três ou quatro colheres de chá de purpurina;
  • Uma gota de corante alimentar;
  • Água quente.

Como fazer

A quantidade de água a ser utilizada varia de acordo com a capacidade do pote. Leve em consideração que você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro, para agitar o seu conteúdo.

Despeje no vidro a água quente e a cola glitter. Mexa bastante para que o glitter da cola se desmanche na água. Adicione a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.

Método Montessori

A Pedagogia Montessoriana ou Método Montessori foi desenvolvida por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália formada em medicina. Maria Montessori também era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança.

Resumo

Inspirado na abordagem da pedagogia montessoriana, o objetivo do pote da calma é tranquilizar os pequenos com a tinta e glitter colorido se movendo dentro do recipiente. Aprenda a fazer um para as crianças.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail