Evento debate as infâncias na era da convergência digital

Um debate sobre os prejuízos do consumismo e da publicidade infantil, e caminhos para proteger as crianças diante da exploração no ambiente digital
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 12.11.2021
da Redação

Crianças estão sujeitas a múltiplas formas de exploração na era da convergência digital, o que inclui os convites ao consumismo e uma intensa exposição à publicidade infantil. Apesar de ilegal no país em qualquer espaço ou meio de comunicação, as práticas abusivas driblam a proteção das crianças em ambientes digitais.

As questões do mundo digital não param por aí: coleta, armazenamento e processamento ilegal de dados infantis, estímulos constantes, hiperexposição e políticas vigilantistas são alguns dos desafios enfrentados por uma infância tecnológica e conectada.

Para debater, refletir e expandir a compreensão de como o modelo de negócios do ambiente social funciona, o evento “As infâncias na era de convergência digital – 4º Fórum Internacional Criança e Consumo” acontece nos dias 16, 17 e 18 de novembro, das 18h às 20h30, para discutir saídas multissetoriais e formas de garantir um ambiente digital seguro e promotor de direitos infantis.

“A internet, mais do que nunca, conta com a presença massiva das crianças e adolescentes, e precisa ser segura e adequada para eles e suas vulnerabilidades. É importante refletirmos sobre como as empresas, o Estado e a sociedade em geral podem assumir suas respectivas responsabilidades na defesa dos direitos de crianças e adolescentes e seu melhor interesse também no ambiente digital”, ressalta Maria Mello, coordenadora do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana. O evento conta com certificado, tradução simultânea e recursos de acessibilidade (legenda descritiva em português e intérprete de Libras).

As infâncias na era de convergência digital – 4º Fórum Internacional Criança e Consumo

Participação mediante inscrição gratuita no site do programa Criança e Consumo.

Painel – Exploração comercial infantil: consumismo ontem e hoje
16 de novembro (terça-feira), às 18h (horário de Brasília)
Com Deh Bastos (iniciativa Criando Crianças Pretas), Humberto Baltar (coletivo Pais Pretos Presentes), Inês Vitorino (LabGrim – UFC) e mediação de Pedro Hartung (Instituto Alana)

Outras atividades:

  • Lançamento do livro “O futuro da infância no mundo digital”
  • Palestra “Infâncias, consumismo e big data”, com Jeff Chester (Center for Digital Democracy, EUA)
  • Show exclusivo de Luedji Luna

 

Painel – Exploração comercial infantil na internet: desafios contemporâneos

17 de novembro (quarta-feira), às 18h (horário de Brasília)
Com Maria Clara Lacerda (jovem embaixadora Criativos da Escola), Rafael Zanatta (Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa), Renata Tomaz (doutora em comunicação, pesquisadora de infância) e mediação de Bia Barbosa (representante do 3º setor no CGI.br)

Outras atividades:

  • Entrevista – Conheça o pai que processou o YouTube para proteger as crianças. Josh Golin (Fairplay, EUA) entrevista Duncan McCann (5Rights Foundation, Reino Unido)
  • Encerramento – O que as crianças pensam sobre internet?

 

Painel – A internet que queremos para as crianças: caminhos multissetoriais

18 de novembro (quarta-feira), às 18h (horário de Brasília)
Com Demi Getschko (CGI.br), Marina Feferbaum (FGV), Paulo Rená (Instituto Beta), Yasodara Cordova (Unico ID Tech) e mediação de Isabella Henriques (Instituto Alana)

Outras atividades:

  • Lançamento “Parecer – Dever geral de cuidado das plataformas diante de crianças e adolescentes”
    Bate-papo entre a autora do parecer, professora Ana Frazão (Ana Frazão Advogados e Universidade de Brasília), e a professora Caitlin Mulholland (PUC-Rio)
  • Panorama internacional: Iniciativas de proteção infantil on-line no mundo
    Com Awo Aidam Amenyah (Child Online Africa, Gana), Bruno Studer (parlamentar, França), Lionel Brossi (Universidade do Chile) Rys Farthing (Reset Austrália) e Sonia Livingstone (LSE, Reino Unido)
  • Encerramento

 

Leia mais

Se a publicidade infantil é proibida, por que continua existindo?

Resumo

Evento do programa Criança e Consumo convida pais, educadores e interessados a debaterem sobre formas de proteger as infâncias na era da convergência digital. Participe!
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