"Ser livre igual a você é nossa grande esperança", diz o "Manifesto das Meninas", uma reivindicação dos direitos das meninas feita em ritmo de cordel.
"Ser livre igual a você é nossa grande esperança", diz o "Manifesto das Meninas", uma reivindicação dos direitos das meninas feita em ritmo de cordel.
Historicamente, 8 de março é um dia de luta. Dia de celebrar as conquistas sociais e culturais em relação à igualdade de gênero, mas também de reforçar a importância de resistir contra o machismo que ainda impera em muitos setores da sociedade.
Pensando em aproximar essa reflexão das crianças, a Rádio Matraquinha, programa semanal de conteúdo infantil veiculado no site da Rádio Folha PE, de Recife, em parceira com o Corujices e o projeto Cordel Animado, canal no YouTube que leva literatura de cordel para o público infantil por meio da contação de histórias, lança hoje o “Manifesto das Meninas”. “Neste Dia da Mulher, vamos nos manifestar / Vamos soltar a voz, pois juntas não estamos sós”, dizem os primeiros versos.
O texto é assinado pela cordelista e poeta Mariane Bigio, e foi interpretado por meninas faixas etárias diversas. A proposta é colocar na boca dos pequenos reivindicações fundamentais para um convívio social mais justo e respeitoso às mulheres. E o mais divertido: o manifestado é rimado e em ritmo de cordel.
“Queremos vestir azul,
e correr de Norte a Sul,
jogar peões e petecas
Se eles não lavam cuecas,
devemos lavar sozinhas?
Qual é mesmo a diferença
entre cuecas e calcinhas?
Todos devem ajudar
a lavar louça e enxugar
Não seremos mais bobinhas
Pilotar, só na cozinha?”
O vídeo faz parte de uma série de ações que a Rádio Matraquinha planejou para o mês de março, com temáticas relacionadas ao feminismo e à equidade de gênero.
Comunicar erro