Um passo a passo para construir brinquedos e mobiliários com elementos naturais e um convite para que as crianças explorem o brincar livre em espaços abertos
Ao trazer 14 ideias de como construir brinquedos a partir de elementos da natureza, guia mostra caminhos para que as crianças possam aproveitar melhor os espaços abertos e se dedicarem ao brincar livre.
Imagina criar espaços onde a criança possa ser protagonista do brincar livre e se conectar à natureza a partir de brincadeiras simples como correr, pular, escalar e buscar esconderijos? É o que propõe o “Guia de brinquedos e mobiliários”, lançado pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana. Ao conectar infância, diversão e natureza, o material traz 14 ideias de como aproveitar as características dos terrenos e transformar elementos naturais, como bambu, plantas, barro e troncos, em brinquedos artesanais e mobiliários para as crianças. Com esse material, crianças poderão ter acesso a cabanas, forninho de barro, escorregador, túnel-vivo, ponte e trepa-tronco sem custo algum, feitos só com o que a natureza já tem.
“O guia nasce no contexto da criação dos parques naturalizados, que são espaços para brincar a partir dos elementos da natureza com o objetivo da renaturalização das áreas públicas e espaços de convivência”, explica Paula Mendonça, assessora pedagógica do programa Criança e Natureza. Por isso, essa ideia, ainda nova no Brasil, é desenvolvida em parceria com algumas prefeituras.
O manual acompanha um passo a passo de como construir, além da lista de materiais e ferramentas necessárias. Também há a indicação da faixa etária e o grau de risco de cada brinquedo, com destaque para as possibilidades que proporcionam, como exercitar o equilíbrio, a imaginação, desenvolver estratégias, criação de narrativas ou, simplesmente, relaxar.
“Como são brinquedos fora do padrão convencional dos parquinhos, sentimos a necessidade de sistematizá-los para serem feitos em parques públicos ou escolas e para que qualquer pessoa que queira fabricá-los saiba como adequar”, ressalta Mendonça sobre o estudo baseado em normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aplicadas para garantir a segurança das crianças.
* O projeto foi elaborado pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, com o apoio da Fundação Bernard van Leer e em parceria com o Ciranda da Vida.
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