Conheça o ‘GDG’, jogo de educação musical para crianças

Jogo estimula estudantes de 6 a 11 anos a se apresentarem para compositores ilustres
Divulgação/Arte Lunetas
  • Publicado em: 21.07.2022
da Redação

O convite é o seguinte: você irá realizar um grande show e precisa convencer 10 compositores e compositoras famosas a assistirem sua apresentação. Ninguém menos que Chiquinha Gonzaga, Beethoven, Adoniran Barbosa, Mozart, Villa-Lobos, entre outros nomes ilustres da cena nacional e internacional. Essa é a proposta do “GDG” ou o “Game do Guri”, jogo gratuito pensado para crianças de 6 a 11 anos.

Durante o jogo, as crianças exploram lugares de São Paulo, como a Pinacoteca, Museu de Arte de São Paulo (Masp) e o Theatro São Pedro, conhecidos por abrigar grandes concertos. Para cada compositor convencido, são liberados desafios rítmicos e relacionados à teoria musical, que precisam ser solucionados pelo jogador.

O ensino da música pode se tornar um dos caminhos para o desenvolvimento de coordenação motora, foco, criatividade e raciocínio na infância. Transposta para um ambiente gamificado e habitual para a faixa-etária, essa aprendizagem pode atingir estudantes de música de todos o país.

Leia também: Música e alfabetização infantil: como um potencializa o outro?

De acordo com Lidiana Mincov, supervisora pedagógica do Programa GURI, no qual o jogo foi inspirado, o objetivo principal é promover o primeiro contato da criança com a teoria musical. “O jogo, que tem fácil acesso, desmistifica a ideia de que o ensino da música é penoso e complicado. Por meio de uma aventura, as crianças podem compreender elementos importantes e aprender brincando”, diz.

A ideia também é que o jogo possa ser utilizado em salas de aula como ferramenta para diversificar o ensino e a aprendizagem, ajudando as crianças a acumularem repertório musical. No ar desde março de 2022, o GDG está disponível para download nos sistemas Android (Play Store) e iOS (App Store). Também é possível acessá-lo pelo próprio site do projeto.

*O GDG foi idealizado pela ONG Santa Marcelina Cultura, responsável pela gestão do GURI, um programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. A própria experiência dos alunos do Guri acabou se tornando uma inspiração para a criação do game, com incentivo do Instituto Goethe, organização internacional da Alemanha.

Leia mais

Música para crianças: 9 conteúdos sobre a linguagem da vida

 

Resumo

O ensino da música em ambiente gamificado pode ser um caminho para eliminar barreiras físicas da sala de aula e integrar crianças de todo o país. Essa é a proposta do “GDG: Game do Guri”, em que o estudante precisa convencer 10 compositores a assistir seu show musical.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail