Música e alfabetização infantil: como um potencializa o outro?

Já ouviu falar da noção de "ritmo interno"? A pedagoga Carolina Elisabeth Oliveira explica como isso impacta no aprendizado da fala, escrita e leitura

Da redação Publicado em 06.06.2016
Sobre um fundo azul, um bebê está sentado no chão brincando com um xilofone colorido.

Resumo

Ouvir música, dançar, cantar, batucar ou realizar brincadeiras que envolvem uma marcação dos sons e movimentos no tempo são exercícios potentes para o desenvolvimento das múltiplas linguagens da criança.

De que maneira a vivência musical pode impactar a alfabetização das crianças? Em entrevista ao Laboratório de Educação, a pedagoga e psicomotricista Carolina Elisabeth Oliveira aborda o tema e indica que ter desenvoltura com os elementos rítmicos é um aliado importante para potencializar a fala, a leitura e a escrita.

Embora alguns conteúdos e processos de conhecimento específicos sejam trabalhados de forma mais sistemática a partir do ingresso na escola, as crianças não aprendem apenas nos contextos da sala de aula. Todos os espaços de convívio da criança representam um aprendizado em potencial. É isso o que preconiza o conceito de educação integral. Quaisquer aprendizagens, realizadas na escola ou fora dela, dependem de experiências, vivências, informações e conhecimentos construídos previamente e que são base para que novos sejam adquiridos.

A partir da vivência corporal de experiências como ouvir música, dançar, cantar, batucar ou realizar brincadeiras que envolvem uma marcação dos sons e movimentos no tempo, a criança vai desenvolvendo uma noção interna de ritmo.

Essa ideia de uma melodia interna também é explorada pela pesquisadora Michèle Petit, conforme destacamos aqui. Esse elemento será fundamental para entender e reproduzir entonações, algo essencial à compreensão e bom aproveitamento da linguagem, seja ela em forma de fala ou texto.

Confira a entrevista completa com Carolina Elisabeth abaixo:

 

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS