Formação para professores foca em recuperação das aprendizagens

Percurso formativo on-line possui 22 horas de conteúdos para ajudar os estudantes na volta ao ensino presencial
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 30.06.2022
da Redação

Para auxiliar educadores, gestores públicos e técnicos de secretaria no retorno presencial às salas de aula com qualidade e cuidado, a formação “Recuperação das aprendizagens” oferece cursos on-line e gratuitos, focados em potencializar o planejamento educacional da escola, contribuindo com ações voltadas à redução das desigualdades ampliadas pela pandemia.

Produzida pelo Itaú Social em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, Undime (União dos dirigentes municipais de educação) e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a infância), a formação possui aproximadamente 22 horas de carga horária, com seis cursos. Compõem o conteúdo programático temas como:

  • Busca ativa escolar: garantia integral de direitos de crianças e adolescentes
  • Acolhimento e clima escolar
  • Flexibilização curricular
  • Avaliação diagnóstica
  • Reorganização das atividades pedagógicas
  • Acompanhamento das aprendizagens

Com a pandemia de coronavírus, os desafios que ficam para a educação são inúmeros: acolher os estudantes de maneira plena e íntegra, cuidar da saúde mental dos educadores e oferecer um retorno presencial seguro, por exemplo. Quando o assunto é recuperação das aprendizagens, as perdas estimadas são de até quatro meses para linguagem e matemática, sendo crianças em situação de vulnerabilidade social as mais prejudicadas.

Para Tatiana Bello, gerente de implementação do Itaú Social, “o percurso foi pensado a partir do que seria a maior necessidade das redes públicas de educação, oferecendo subsídios e ferramentas ao educador. Os gestores são orientados a realizarem um planejamento que visa olhar para a criança buscando entender como ela está e como a escola garante o processo de aprendizagem”, explica, em nota. 

Leia mais

Pesquisa relaciona fechamento das escolas e aumento da pobreza

Resumo

Com seis cursos, a formação “Recuperação das aprendizagens” é voltada para educadores que buscam reverter os danos da pandemia na sala de aula.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail