Ícone do sitePortal Lunetas

10 filmes sobre diversidade para ver com as crianças na TodesPlay

A imagem mostra um desenho de duas crianças sorrindo, uma de frente para a outra. A criança do lado esquerdo é negra e tem um cabelo crespo, de tom mais claro que sua pele. A criança do lado direito é morena, tem cabelos lisos até o ombro e está usando um óculos azul de lentes redondas.

Com o objetivo de ampliar a representatividade nas telas, a Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) lançou, em 2020, a plataforma de vídeos sob demanda TodesPlay. Além de produções realizadas por pessoas negras, indígenas, mulheres e LGBTQI+, o streaming conta com a seção “Eres do mundo”, voltada especialmente para o público infantil. Nela, é possível acessar mais de 20 títulos, entre séries e curtas-metragens, que trazem meninos e meninas negras como protagonistas.

“As crianças negras não se veem nas produções comerciais infantis nacionais. Esse apagamento contribui para sua baixa autoestima e para um desinteresse em sua própria imagem e protagonismo”, diz a gestora de desenvolvimento de negócios da TodesPlay, Thais Scabio.

Entre os conteúdos mais assistidos na plataforma estão os programas infantis, que funcionam como ferramentas para debater temas importantes com o público. “Percebemos que muitos professores utilizam os filmes em sala de aula”, comenta Scabio. As produções instigam as crianças a pensar sobre o combate ao racismo e às diversas formas de preconceito, a diversidade territorial e religiosa, a importância da família e da comunidade, além da liberdade para ser e amar.

“Ter disponível conteúdos de qualidade com protagonismo negro tem uma importância para a formação da pessoa enquanto cidadã e para a sociedade no geral”, defende Thais Scabio.

Inspiração para as novas gerações

A gerente de conteúdo da TodesPlay, Ana Caroline Brito, explica que é fundamental que as crianças cresçam tendo boas referências sobre o que é ser negro no Brasil. Para exemplificar, ela conta a história de Murilo, 9, que decidiu desenhar e inventar sua própria história após assistir “Guerreiros da rua”. Emocionado com a repercussão, o diretor Erickson Marinho acabou transformando em vídeo os desenhos e as narrações de Murilo.

“Foi algo muito mágico e emocionante ver meu filho, um menino negro, se espelhando no diretor, que é um homem negro. Sei que posso contar com vocês [TodesPlay] para inspirar e espelhar cada vez mais os nossos pequenos”, relatou Simone Ferreira, mãe de Murilo, ao acompanhar a experiência do filho.

10 conteúdos imperdíveis do catálogo da TodesPlay para crianças

Veja abaixo a seleção de filmes e séries cheias de representatividade que o Lunetas separou!

Leia mais

Sair da versão mobile