Confira a lista com 8 conteúdos audiovisuais que buscam contribuir com a formação cidadã de meninos e meninas
Nessa lista, 8 conteúdos audiovisuais ajudam a trabalhar temas relacionados às eleições com meninos e meninas, e estimular o debate e a participação política desses verdadeiros agentes de transformações no mundo. Afinal, política também é coisa de criança.
Ano de eleição. Nesse momento decisivo, os direitos de crianças e adolescentes ganham destaque na agenda política e devem ser encarados com seriedade pelos adultos, mas não só. Como o público infantil é diretamente impactado pelas decisões políticas, deve participar ativamente do debate e questionar a “governabilidade” dos mais velhos, desenvolvendo o pensamento crítico, identificando problemas e criando suas próprias soluções.
Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença”, Greta Thumberg, 15 anos.
No vídeo “O que as crianças pensam sobre política?”, produzido pelo Lunetas, quatro crianças tecem críticas aos políticos e conversam sobre suas aspirações para o futuro. Para promover mais espaços de reflexão e estimular o exercício da cidadania, sugerimos uma lista de conteúdos audiovisuais que, por meio da representação nas telas, permitem que crianças se reconheçam como sujeitos de direitos capazes de expressar suas opiniões e participar de ações que gerem transformações. Seja em uma sessão de cinema em casa ou como material de apoio em sala de aula, a intenção dos filmes que abordam política para crianças é contribuir para a formação de jovens cidadãos.
É um curta-metragem de ficção que conta como estudantes de uma escola de Curitiba se mobilizaram ao descobrir que um senador propôs uma lei para acabar com o recreio. Em uma reviravolta divertida, as crianças encontram uma câmera e começam a gravar um vídeo em favor do recreio escolar, mostrando suas brincadeiras e a importância daquele momento. Essa alegoria pode inaugurar conversas com meninos e meninas sobre a necessidade de acompanhar a política e os projetos de lei, mobilizando-se em defesa daquilo que acreditamos.
Um documentário que traz um relato em primeira pessoa da ativista Greta Thunberg sobre por que resolveu protestar em frente ao parlamento sueco pedindo para que os líderes do país pautassem a emergência climática nas eleições. Sua ação, inicialmente solitária, inspirou crianças do mundo todo a iniciarem greves escolares e levantes em defesa do meio ambiente. Conhecer essa história é uma forma de mostrar a importância da participação política de crianças e adolescentes na disputa por um outro futuro. Também estão disponíveis conteúdos que mostram a trajetória de Greta, no Disney Plus.
Uma premiada produção brasileira que fala sobre o medo. Misturando técnicas de animação com o uso de pintura a óleo, o filme mostra uma epidemia na qual o medo adoece as pessoas. Para salvar o mundo, o protagonista terá de enfrentar com coragem os desafios para encontrar a pesquisa do seu pai sobre as canções dos pássaros. Por meio de metáforas, o longa-metragem aborda temas importantes da conjuntura política brasileira, como o sensacionalismo, as fake news, a tentativa de líderes globais lucrarem a custo de catástrofes, os perigos da “anticiência” e a necessidade de união do povo para superar crises.
Importantíssimo representante da animação nacional que trata de problemas contemporâneos através do olhar de uma criança. Cuca é um garotinho do campo que decide explorar o mundo em busca de seu pai. Ao longo de sua jornada, o protagonista se depara com uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e a guerra. Apesar da temática repleta de críticas sociais, a obra consegue, com lirismo estético e narrativo, trazer uma perspectiva de esperança, mostrando de maneira subjetiva como as questões políticas influenciam no meio ambiente e no bem-estar das pessoas.
Um minidocumentário, produzido pelo canal Lado Beco, que traz crianças como coautoras de narrativas divertidas. Nesta pequena reportagem, acompanhamos diálogos de meninos e meninas sobre regras e leis do seu dia a dia. Como seriam as regras se elas fossem feitas por crianças? Como poderíamos alterar as leis já existentes?
Um documentário nacional que trata sobre a corrida eleitoral de um grêmio estudantil no contexto das eleições gerais do Brasil, em 2018. Quatro grupos de estudantes secundaristas, com diferentes visões de mundo, criam chapas e formulam propostas para lutar por melhorias na escola. Por meio do paralelo criado pelo filme entre a política geral e a local, é possível refletir sobre o papel da juventude nas transformações de suas comunidades e de seu país.
Uma websérie com cinco animações curtas sobre o sistema político brasileiro. Os vídeos são pílulas de conteúdo que apresentam, de maneira simples, como funcionam os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Além de ser um bom catalisador para crianças, jovens e adultos refletirem mais profundamente sobre os mecanismos da democracia do nosso país, o vídeo pode ser utilizado para mediar discussões ou introduzir assuntos sobre política em sala.
É um vídeo apropriado para introduzir o tema das eleições para crianças pequenas, que ainda estão começando a aprender sobre o assunto. Por meio de alegorias simples, Fafá explica a importância das leis, por que precisamos das eleições e como funcionam os partidos no processo eleitoral. Na descrição do vídeo, a contadora de histórias indica também outros conteúdos que tratam de política para o público infantil.
Além desta seleção de filmes e materiais audiovisuais que se comunicam com o público infantil, a plataforma Videocamp apresenta seis dicas muito práticas para conduzir conversas, criando um espaço de debate e inspirando transformações no mundo.
Leia mais