Carregando...

Festival de cinema científico infantil homenageia Humboldt

A proposta do Festival é despertar em crianças e jovens o gosto pela ciência
Dino Dana - Game of Bones Dino Dana - Game of Bones
  • Publicado em: 31.10.2019
da Redação

O Science Film Festival, evento promovido pelo Goethe Institut será realizado pela primeira vez no Brasil durante o mês de novembro, numa parceria com o ComKids, atingindo crianças, jovens e adultos e despertando a curiosidade e o gosto pela ciência.

O Festival destaca como tema central “Humboldt e a Rede da Vida” por ocasião do aniversário de 250 anos do grande Alexander von Humboldt, com o apoio e participação do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e do Goethe-Institut na América Latina.

Serão realizadas ações sobre a ciência em geral, em países que o cientista visitou em suas viagens e onde sua pesquisa e obra é valorizada. Seu legado passa pelos temas da sustentabilidade e da multidisciplinariedade, sendo que já em 1800, Humboldt falava sobre mudanças climáticas provocadas pelo homem e seu prejuízo para o planeta.

Humboldt respeitava a natureza não só pelas maravilhas que contém, mas também como o sistema do qual nós mesmos somos parte inseparável.

Ele não só foi o cientista mais famoso de sua época, mas um pensador visionário e um pioneiro do ambientalismo. Ele via a Terra como um organismo vivo, onde tudo estava conectado, desde o menor inseto até as árvores mais altas.

Será apresentada uma Mostra com uma seleção de filmes curiosos, instigantes, divertidos e científicos para todas as idades e que adotam as abordagens e temas visitados no passado pelo cientista Alexander von  Humboldt com ecos no presente.

Exibições

As sessões poderão ser vistas nos Goethe-Instituts e em escolas, universidades e instituições de ensino durante o período do festival.

Conheça aqui os filmes do Science Film Festival e confira as sinopses. São 17 filmes de 10 países ao redor do mundo.

A mostra de programas será exibida em 14 unidades dos CEUs integrantes do Circuito Spcine de cinema da Prefeitura de São Paulo. No Rio de Janeiro, a mostra será realizada de 18 a 30 de novembro no Museu de Astronomia e Ciências Afins, em uma parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia. Em Florianópolis, a mostra acontece de 16 de outubro a 29 de novembro no Centro Integrado de Cultura com o apoio da Mostra Infantil de Cinema de Florianópolis. As unidades escolares da Fundação Roberto Marinho e Canal Futura também vão aderir ao Festival.

São Paulo: 6 de novembro a 13 de novembro
Circuito Spcine, Goethe-Institut São Paulo

Florianópolis: 16 de outubro a  29 de novembro
(16.10, 23.10, 30.10, 1.11, 8.11, 22.11, 29.11)
Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura

Rio de Janeiro: 4 de novembro a 16 de novembro
Museu de Astronomia e Ciências Afins

Cinema na Escola

O Festival disponibiliza atividades educativas num guia didático exposto no site, que complementa os temas explorados nos filmes através de experiências práticas, projetos ou jogos de aprendizagem oferecidos para professores e o público jovem e infantil.

Escolas interessadas nas atividades e que queiram acessar o material podem entrar em contato com o comKids através do endereço mostracomkids@gmail.com. Os filmes ficarão disponíveis em um link privado do Vimeo até o dia 23 de dezembro de 2019.

 

Resumo

O Science Film Festival apresenta questões científicas de forma acessível para um público amplo e demonstra que a ciência pode ser divertida. A edição brasileira do festival acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp