Férias Sensoriais no Sesc: brincadeiras para tocar, ouvir, sentir

A partir das texturas, cores, cheiros, sons e sabores, as atividades das Férias Sensoriais oferecem experiências multissensoriais de muita descoberta

Da redação Publicado em 15.07.2019

Férias sensoriais? Não, você não leu errado. Para celebrar o mês que pode ser o mais brincante do ano, as férias escolares das crianças, o Sesc da Avenida Paulista preparou uma série de atividades que exploram a forma como os pequenos experimentam o mundo, ou seja, tocando, cheirando, sentindo e provando.

A proposta da programação, chamada “Por Inteiro“, é investir na multidimensionalidade das crianças e sensibilizar os adultos a oferecer a elas experiências que proporcionem aprendizados ligados não somente à mente e à cognição, mas também ao corpo e à naturalidade dos gestos.

“Estimular os sentidos das crianças em atividades como oficinas, brincadeiras, teatro, música e audiovisual pode ser, para além de divertido, percebido pelas crianças como natural, sendo parte de suas constituições, como natureza e instinto”, diz a descrição oficial das Férias Sensoriais.

Tem vinil para bebês, brincadeiras sensoriais, reggae para crianças, instalação musical, oficina de bateria, experimentos de sabores e muito mais – tudo totalmente gratuito

A maioria das programações têm classificação etária livre, mas algumas são recomendadas para uma faixa específica de idade, por isso, é preciso consultar no link de cada atividade, abaixo.

“Trabalhar com os sentidos é trabalhar o autoconhecimento, e preparar o corpo emocional. Esta abordagem nutre o desenvolvimento da criança em todas as esferas: intelectual, emocional, física, social, artística, criativa e espiritual, estimulando o cultivo pessoal dos valores, tais como, amor, compaixão, verdade, harmonia entre outros”, explica o texto.

Confira alguns dos principais destaques das Férias Sensoriais no Sesc:

  • 1. Balanço Sonoro

Quando? De 2 a 28 de julho. De terça a sexta, das 10h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 18h.

Sabe quando sentamos naquele balanço e sentimos o vento no rosto, frio na barriga e aquela sensação de liberdade? E se ainda tiver uma trilha musical e uma iluminação acompanhando tudo isso? São os balanços sonoros. Clique aqui para saber mais.

  • 2. Brincadeiras sensoriais

Quando? De 2 a 30 de julho. Terças-feiras, das 10h30 às 12h30, e das 15h30 às 17h30

Conduzida pela artista e educadora Vera Campaner, a vivência tem como base brincadeiras sensoriais com texturas, cores, cheiros, toque, sons e sabores, que auxiliam a utilização do tato, da visão, do olfato, da audição e do paladar, onde os participantes serão estimulados com experiências multissensoriais de descobertas e criatividade. Serão cinco encontros, e em cada um será abordada de forma lúdica a funcionalidade de cada órgão sensitivo. Clique aqui para saber mais.

  • 3. Cores e Aromas: Pigmentos Naturais e Ervas Aromáticas

Quando? De 4 a 25 de julho. Quintas-feiras, das 14h30 às 16h30.

A atividade propõe a utilização de diversas ervas aromáticas e outros materiais vegetais para a criação de pigmentos naturais para a criação de pinturas livres. A atividade promove o contato lúdico com espécies naturais comuns no nosso cotidiano, possibilitando uma utilização das mesmas por meio de uma ação artística que une diferentes sentidos, em especial o olfato. Recomendado para crianças a partir dos seis anos. É necessário retirar ingressos 30 minutos antes, no local. Sujeito à lotação (20 vagas). Clique aqui para saber mais.

  • 4. Labor: Laboratório de bateria

Quando? De 7 a 28 de julho. Domingos, das 10h às 13h.

Com o intuito de promover uma experiência única, Thiago Coiote criou essa performance interativa na qual convida o público para conhecer a bateria pessoalmente, orientando o toque para quem não conhece o instrumento ou aprimorando a técnica de quem já toca. Clique aqui para saber mais.

  • 5. Badalababa – Dub: Ver, Sentir e Ouvir o Som

Quando? Dias 24 de julho, 25 e 26 de julho (quarta, quinta e sexta-feira), das 14h às 17h.

Para além de ritmo e melodia, a percepção do som pode ser dar por sua vibração e a origem física. Nesta experiência, a música com referência jamaicana será apresentada com o típico sistema de som de grandes dimensões e uma ambientação multissensorial. Nestes encontros, Renata Aguiar traz as convidadas Sista Mari, All Ice e Marietta Massarock. Clique aqui para saber mais.

Mumma in Dub é uma festa/projeto independente, criado em 2018, com o intuito de conectar mães que não encontram espaços para entretenimento e diversão junto aos seus pequenos. Renata Aguiar (Rude Mamma), mãe de dois, seletora, colecionadora de música jamaicana, é a idealizadora do projeto. Seu trabalho com música e cultura iniciou-se com o projeto Rude Sistah Sound (2008). Foi uma das fundadoras do Feminine Hi Fi (2016). O Mumma in Dub veio para resgatar, apoiar, incluir as mães de volta ao “rolê”, incluindo-as na cultura Reggae/Sound System, seja como espectadoras ou como artistas.

  • 6. Lado A Lado Bebê

Quando? Dia 23 de julho (terça-feira), das 11h às 12h

Escuta musical do lado A e do lado B de álbuns completos em discos de vinil para bebês, crianças e seus acompanhantes.  A atividade é conduzida por educadores e educadoras do Infantojuvenil do Sesc Avenida Paulista. Clique aqui para saber mais.

  • 7. Instalações Musicais

Quando? 27 de julho (sábado), das 14h às 18h

Instalação mediada composta por objetos sonoros de grande porte que produzem sons a partir da interação dos visitantes, formando paisagens sonoras e músicas do acaso. “Escalafobéticos” é um grupo musical cuja proposta é proporcionar experiências sonoras a partir de instrumentos musicais não convencionais. Clique aqui para saber mais.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS