Primeira dica é: chegue mais cedo e faça um tour com seu filho pelo escritório. Sem a pressão de ter que cumprimentar todo mundo
Brincadeiras que ajudam a passar o tempo, com bom humor, sem apelar tanto para os tablets ou celulares.
O site Tempojunto surgiu a partir da vontade da publicitária Patrícia Marinho de melhorar a qualidade do tempo que ela passa juntos com as filhas. Ela constatou que brincar junto, além de ser divertido, aproxima, reúne e cria um repertório comum de assuntos que enriquece a vida da família. Desta vez, a dica é para as férias escolares, quando é necessário levar as crianças ao escritório: brincadeiras quando os filhos estão no trabalho com o pai ou a mãe.
Umas das lembranças mais presentes na memória da Patricia Camargo é ela acompanhando a mãe no trabalho ou porque a empregada havia faltado, ou porque a tia não conseguiria “quebrar o galho” naquele dia.
Neste período de férias, pode ser que seja necessário você aí fazer o mesmo não é? Pois esta semana, o Tempojunto separou ideias de 10 brincadeiras para quando você levar os filhos no seu trabalho que ajudam a passar o tempo, com bom humor, sem apelar tanto para os tablets ou celulares.
Dica da Patrícia: “Chegue mais cedo e faça um tour com a criança pelo escritório. Sem a pressão de ter que cumprimentar todo mundo. Eu morria de vergonha e ficava emburrada. Mas as crianças são curiosas e se você não deixá-la explorar de cara, terá um problema. Isso vale mesmo quando ela já foi anteriormente.
O quebra-cabeças é atividade na qual a criança consegue se concentrar mais. Ele funciona muito bem. No caso do seu trabalho, a sugestão é levar um novo, mas não tão complicado a ponto do seu filho não conseguir resolver sozinho. Ou apresente um já conhecido, mas um pouco mais complexo.
Criança gosta de imitar os adultos. É parte do faz de conta, especialmente a partir dos 3 ou 4 anos. Então, deixe que ele tenha o gostinho de fazer algo que se aproxime do que você faz.
Veja aqui uma lista atividades sensoriaisque podem distrair um bebê ou criança menor. Que tal usar um quadro sensorialou levar umagarrafa sensorial e blocos grudentos? Ou atéusar gel?
Você pode preparar algumas delas e ir apresentando ao bebê aos poucos, dando intervalos. Se ele estiver do seu lado, provavelmente ficará um bom tempo distraído com as brincadeiras.
Aprenda aqui como fazer pintura sem sujeira para bebês. Você pode levar para o seu trabalho mais do que um envelope plástico, alterando as cores e o objeto dentro do saquinho. Pedrinhas, macarrão parafuso, grãos são outras opções que servirão até para a criança comparar os resultados das artes depois.
Outra coisa que funciona, caso seu filho goste de desenhar e pintar é montar umacaixa ou pasta surpresaque ele só poderá abrir quando chegar no seu trabalho. Dentro, um ou mais livros de colorir e giz de cera. Meus filhos ficam por 30 ou 40 minutos no mínimo nesta atividade.
Está certo que esta brincadeira requer uma produção prévia. Mas é uma atividade que mantém as crianças concentradas. Você precisacriar figuras a partir de peças de Lego, e fotografá-la. A dificuldade da montagem é você quem decide. Faça pelo menos 5 figuras diferentes.
Em seguida, coloque em uma caixa as peças de Lego e as fotos impressas e deixe seu filho se divertir.
Leia mais
Comunicar erro