7 conteúdos para celebrar as meninas no futebol

Uma seleção de materiais para inspirar crianças e valorizar a força de meninas e mulheres no futebol

Da redação Publicado em 19.07.2023
Meninas no futebol: cena do episódio “As meninas da seleção” da Turma da Bola.
OUVIR

Resumo

O Lunetas selecionou conteúdos para apresentar às crianças que celebram a força de meninas e mulheres no futebol.

As mulheres começaram a poder jogar futebol quando foi revogada a lei que as impedia de ocupar esse espaço, em 1979. Os primeiros campeonatos femininos começaram em 1983. A essa altura, o futebol masculino brasileiro já tinha ganhado três títulos nas Copas do Mundo, em 1958, 1962 e 1970. Agora, com a Copa do Mundo Feminina, que vai de 20 de julho a 20 de agosto, as crianças têm a oportunidade de acompanhar mulheres jogadoras de futebol em campo.

Para aproximar as crianças do futebol feminino, o Lunetas selecionou conteúdos que falam da presença de meninas no esporte. Tem música, série, livro, animação, documentário, um quiz sobre a Copa do Mundo Feminina e até uma trilha pedagógica para abordar o tema em sala de aula.

Confira conteúdos sobre meninas no futebol para crianças

1. “As meninas da seleção” – Turma da Bola

Cacá Caneta e Dedê Defesa, duas meninas da Turma da Bola, são as protagonistas deste episódio que mostra a força do futebol feminino e a importância de valorizar suas atletas. Além do refrão que enaltece o talento feminino no esporte – “Meninas da seleção, elas quando jogam batem um bolão!” -, o capítulo retrata a emoção que um evento como a Copa do Mundo desperta nas crianças. Turma da Bola é o primeiro desenho animado nacional que fala de futebol e música.

2. “Minas do futebol”

Contra as expectativas de todos, o time das meninas do A.D. Centro Olímpico chega até a final de um campeonato masculino, a Copa Moleque Travesso. Com direção de Yugo Hattori, o documentário retrata a trajetória de adolescentes de até 15 anos em seu primeiro Campeonato Paulista Sub-17.

3. “Brilhante F.C.”

Rita, uma menina de 14 anos do interior de Minas Gerais, tem o sonho de jogar futebol, mas ninguém leva seu desejo a sério. Quando surge a chance de disputar um torneio de futebol, Rita monta um time com mais quatro garotas apaixonadas por futebol. Juntas, elas vão enfrentar obstáculos como falta de dinheiro e de apoio à modalidade feminina.

4. “Meninas também jogam futebol” – Masha e o Urso

Os moradores da floresta não querem deixar Masha jogar futebol. Mas ela sabe como vencer! Neste episódio, Masha surpreende o time com suas habilidades e com o gol mais bonito da partida.

Image
5. “Coisa de menino?”, Renata Amoedo (Ubook) 

Inspirado nas jogadoras da Seleção Brasileira de Futebol, o livro “Coisa de menino?” conta a história de Maria, uma menina do interior que ama jogar futebol. Ela está animada para participar do campeonato da cidade, porém vai precisar enfrentar mais desafios do que o esperado em sua trajetória para nos lembrar que podemos ser quem quisermos.

6. Quiz da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023

Quem visitar o Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109, República, São Paulo – SP) poderá testar os seus conhecimentos com um torneio em formato de quiz: são 20 perguntas por semana sobre o campeonato e sobre futebol feminino, toda quinta-feira, a partir das 15h, de 20 de julho a 20 de agosto. Também é possível responder o quiz pelo Instagram da unidade.

7. Esporte não é coisa de menina?

Futebol não é coisa de menina? Um material pedagógico aborda questões de igualdade de gênero no esporte para auxiliar educadores a tratar o tema em sala de aula. Segundo o Impulsiona, que é um programa de educação esportiva do Instituto Península em parceria com o Ministério da Educação (MEC), falar sobre futebol feminino é falar sobre inclusão social, cidadania e oportunidades.

A série documental “Deixa ela”, produzida por uma equipe formada por 90% de mulheres, aborda preconceitos e dificuldades que elas sofrem no futebol. Em cinco episódios, jornalistas, jogadoras, árbitras, torcedoras e técnicas apaixonadas pelo esporte compartilham experiências para enfrentar o machismo no esporte. Novos episódios são lançados às quartas-feiras, às 23h30, no Canal GNT.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS