Conjuntivite infantil: o que é, como prevenir e como tratar?

Daniel Becker afirma que, em quase todas as conjuntivites iniciais virais, não há necessidade de ir para a emergência

Criar e Crescer Publicado em 29.08.2018
Conjuntivite infantil: foto de uma criança que está com um olho aberto. Uma pessoa está com um colírio na mão e se prepara para aplicar na criança.
OUVIR

Resumo

Neste episódio do Criar e Crescer, o pediatra Daniel Becker dá orientações de como tratar os sintomas da conjuntivite infantil. Assista ao vídeo!

A conjuntivite é uma inflamação na conjuntiva dos olhos e pode se manifestar em três tipos: infecciosa, alérgica e tóxica. É um problema muito comum nas crianças e leva, muitas vezes, as famílias a recorrem a tratamentos inadequados para conjuntivite infantil.

“Ao ver secreção e olho vermelho, as famílias logo correm para a emergência e acabam optando por antibiótico” conta o pediatra Daniel Becker. Acontece que, segundo ele, em quase todas as conjuntivites iniciais são virais e não há necessidade de ir para a emergência.

“Basta lavar com água gelada ou soro fisiológico, que deve desaparecer sozinho”, completa. Apenas se os sintomas persistirem ou aumentarem é que a criança deve visitar um especialista. Atenção: a criança não deve ir á escola, pois a conjuntivite viral é altamente contagiosa.

Assista ao vídeo com as orientações do pediatra Daniel Becker em relação à conjuntivite infantil!

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS