Como proteger crianças do ar contaminado pelos focos de incêndio

O recorde de focos de incêndios de agosto alerta para a má qualidade do ar nas cidades e os impactos na saúde das crianças; saiba como evitar complicações

Da redação Publicado em 27.08.2024
Imagem de capa para matéria sobre a saúde das crianças durante os focos de incêndio mostra um menino pequeno, de cabelos curtos e castanhos bebendo um copo de água
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Resumo

A saúde da população de dezenas de cidades paulistas e outras capitais ficou comprometida com os incêndios florestais dos últimos dias. Saiba o que foi feito para evitar os danos da contaminação do ar e como proteger crianças e adolescentes dentro de casa e nas escolas.

Desde o início do ano, mais de cinco mil focos de incêndio foram registrados no país inteiro. O último fim de semana atingiu marcos históricos, com mais de dois mil registros de fogo em matas e canaviais somente no estado de São Paulo. Foram 48 cidades em alerta máximo de fogo alto e perigo à população. Por isso, rodovias foram fechadas, famílias tiveram que deixar suas casas e as aulas em vários municípios foram suspensas até o controle total dos incêndios e da fumaça.

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o mês de agosto atingiu um volume de registros dez vezes maior em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o instituto, a combinação do tempo seco na Amazônia e no Pantanal, junto às altas temperaturas no Centro-Oeste e os incêndios em São Paulo fazem aumentar consideravelmente as estatísticas.

Como os ventos fortes podem levar a fumaça dos incêndios florestais a viajar quilômetros de distância e a chegar próximo de casas e escolas, a saúde das crianças e adolescentes fica ainda mais exposta. Então, Raquel Baldaçara, médica da Comissão de Biodiversidade, Poluição e Clima da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, recomenda “buscar abrigo em outro local, manter as crianças hidratadas e, se necessário, usar máscara N95”. Além de poder agravar alergias e doenças respiratórias, como asma e fibrose cística, por exemplo, “a exposição à poluição também piora a qualidade de vida, aumenta o estresse e compromete a saúde mental das crianças”.

A fumaça que fez o dia virar noite

Ribeirão Preto, uma das cidades no interior paulista mais afetadas, ficou coberta por uma fumaça densa e tempestade de areia. Foram 14 focos de incêndio em dois dias. Além de faltar abastecimento de água e energia elétrica para parte da população, a rede municipal de saúde teve uma sobrecarga de 60% no pronto-atendimento.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, as salas de medicação, inalação e nebulização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ficaram lotadas no fim de semana. Assim, para conter os danos à saúde da população, a prefeitura anunciou uma série de ações emergenciais:

  • ampliação dos serviços de telemedicina;
  • instalação de pontos de hidratação em locais estratégicos;
  • instalação de climatizadores e umidificadores em salas de espera e enfermarias;
  • uso de carros-pipa para áreas com abastecimento de água comprometido;
  • suspensão de atividades físicas e esportivas ao ar livre.

Nas últimas semanas, além de São Paulo, a fumaça de incêndios florestais também atingiu outras capitais brasileiras, como Brasília, Goiânia e Belo Horizonte. Diante da falta de explicação natural para a proporção das chamas, o governo acionou então a Polícia Federal para apurar as suspeitas de ação criminosa em queimadas tanto no interior paulista quanto no sul da Amazônia e arredores.

Ter ou não ter aula depois dos incêndios?

Todas as escolas municipais de Ribeirão Preto e unidades de ensino de mais 11 cidades do estado de São Paulo iniciaram a semana sem aulas. Para Raquel Baldaçara, essa foi a medida mais prudente a ser tomada. Como a fuligem e as cinzas entraram nos prédios, são necessárias providências para evitar a contaminação. Afinal, substâncias tóxicas como o monóxido de carbono e outras micropartículas podem atingir a corrente sanguínea. Portanto, segundo ela, “as escolas devem manter uma higienização rigorosa das salas de aula e manter a limpeza adequada dos aparelhos de ar-condicionado.”

Outra preocupação deve ser a umidificação das salas de aula. Isso porque não é bom ter um ambiente com excesso de umidade, pelo risco de proliferação de fungos, nem que fique abaixo de 40%. Então, “o ideal é que a umidade do ar permaneça entre 40 a 60%”, explica a médica.

O que fazer para melhorar a qualidade do ar?

Após comparar os planos de emergência apresentados por nove países (Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Espanha, França e Inglaterra), o estudo “Qualidade do ar em alerta”, realizado pelo Instituto Alana e pelo Instituto Ar, mostrou que fechar as escolas que estão em zonas críticas de poluição é uma das medidas mais eficazes para proteger a saúde de crianças e adolescentes.

Embora as prefeituras optaram por suspender as aulas desta vez, não existem “recomendações ou protocolos do que fazer em episódio crítico de poluição do ar no Brasil”, diz JP Amaral, gerente de Natureza do Instituto Alana. O país ainda segue padrões de qualidade do ar estabelecidos em 1990.

Ou seja, mesmo os índices atuais de poluição serem cinco vezes mais altos do que o de outros países da pesquisa, o alerta demora a acontecer oficialmente por causa dessa defasagem. Consequentemente, a população fica mais tempo exposta à poluição sem intervenção adequada, em especial as crianças, que são mais vulneráveis.

No Brasil, só em maio deste ano foi instituída a Política Nacional de Qualidade do Ar (Lei 14.850). Nesse sentido, o Governo Federal, junto ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), deve garantir um ar mais limpo para a população. Para isso, a partir de janeiro de 2025, vai atualizar os limites máximos para a emissão de poluentes e monitorar a qualidade do ar em todos os estados.

Boas práticas e leis sobre qualidade do ar fora do Brasil

Colômbia

Existe um plano de ação quando a contaminação do ar atinge o nível limite estabelecido pela legislação do país. Isso envolve, por exemplo, a suspensão das aulas em toda a área exposta aos poluentes e, em alguns casos, a evacuação da população afetada.

Estados Unidos

Os primeiros sinais de alerta acontecem quando a qualidade do ar está no modo “moderado”. Assim, logo se recomenda a redução gradativa de tempo e intensidade das atividades ao ar livre. Em níveis mais altos, a recomendação é não realizar atividades externas e controlar as atividades em ambientes fechados. Já as escolas devem prestar atenção em possíveis sintomas em estudantes que são mais sensíveis às consequências da poluição.

Espanha

Os “programas estratégicos horizontais” visam a melhoria constante da qualidade do ar a partir de pesquisas.

Inglaterra

Ações como reduzir o tráfego de veículos, construir ciclofaixas, áreas verdes e parques fazem parte da rotina das pessoas. No entorno das escolas, sensores monitoram os índices de poluição do ar.

O que fazer em casos de alertas de incêndios florestais?

  • Fique dentro de casa e feche portas e janelas. Se estiver muito calor, procure outro lugar para se abrigar;
  • Evite sair em horários em que há mais fumaça;
  • Use máscara N95 se for sair em meio à fumaça, e não lenços de pano;
  • Evite acender velas, fogões, lareiras ou sprays aerossóis;
  • Não fume produtos de tabaco;
  • Crianças não devem ajudar na limpeza da fuligem nem brincar nas cinzas, e todos os brinquedos devem ser higienizados;
  • Mantenha a hidratação e tenha comida e medicamentos suficientes para os dias mais críticos;
  • Lave todos os alimentos expostos ao calor, à fumaça ou a cinzas;
  • Não beba e nem use água da torneira até a liberação das autoridades, porque os sistemas de abastecimento podem ser contaminados durante os incêndios;
  • Mantenha os animais de estimação longe de locais contaminados.

Fonte: Comissão de Biodiversidade, Poluição e Clima da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)

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