Comidinhas sensoriais: aroma, textura e sabor para todo o lado

Comidinhas da época de festa junina, além de muito gostosas, podem conduzir os pequenos a descobertas sensoriais
Divulgação Gourmet Jr.
  • Publicado em: 24.07.2020

Além de aproveitar as receitas típicas da temporada de festas juninas, dá para estimular novas descobertas com comidinhas sensoriais, apresentando às crianças mais texturas, cheiros e sabores.

As dicas do canal Goumet Jr. são pratos temáticos, com muito milho, amendoim e canela, mas prometem agradar paladares durante todo o ano enquanto despertam sensações nas crianças. Fáceis de fazer, você pode estimular as crianças para preparar todas estas delícias!

Cremoso!

Esta receita de creme de milho admite diversos experimentos de textura e sabor. Pode colocar um molho pesto e, antes de servir, dar umas folhinhas de manjericão para o pequeno sentir aroma e sabor. Um molho à bolonhesa também é uma boa opção: um sabor mais conhecido, com uma textura granulosa.

Ingredientes
3 xícaras de caldo de frango caseiro
5 xícaras de milho congelado
2 xícaras de leite
1 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Cozinhe o milho no caldo de frango. Escorra e reserve. Em uma panela funda, aqueça o azeite com a manteiga e refogue a cebola. Acrescente o milho já cozido e mexa. Coloque o leite e deixe cozinhar até ferver. Desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Separe uma xícara do milho e o restante bata no liquidificador ou com um mixer. Volte tudo para a panela e aqueça novamente.

Cróc-cróc

Os grãos do milho refogado iniciam os pequenos que já mastigam no incrível mundo da crocância. Misturar com o creme de milho é uma boa opção. Para os maiores, além desse cereal in natura, podemos oferecer pipoca para se deliciarem com a textura e o som crocante que faz na boca.

Ingredientes
2 xícaras de milho cozido (fresco ou congelado)
1/2 xícara de pimentões coloridos picados
1/2 cebola picada
1 tomate picado
1 dente de alho espremido
1 colher de sobremesa de cheiro-verde
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Aqueça o azeite em um panela. Acrescente a cebola e os pimentões. Deixe refogar, sempre mexendo, até a cebola começar a ficar transparente. Acrescente o alho. Quando dourar, junte o tomate e o milho. Cozinhe por 5 minutinhos. Desligue o fogo e coloque as ervas frescas. Sirva como acompanhamento de carnes grelhadas ou com creminho de milho.

Farofa-fá!

A receita original desses morangos com iogurte vai com farofinha de castanha de caju, mas, em tempos de festa junina, porque não utilizar o amendoim? Fica uma delícia! Já que estamos ousando, vale experimentar com outras frutas também.

Ingredientes
1 caixa pequena de morangos
3/4 xícara de iogurte natural
1/2 xícara de castanhas de caju passadas no processador 

Modo de preparo
Mergulhe os morangos no iogurte e depois na farofinha. Sirva!

Puro aroma

Essas maçãs podem ser a porta de entrada dos pequenos para o maravilhoso mundo das especiarias! Se for possível, dê a canela em pau (ou em pó em um saquinho de pano bem amarrado) para eles sentirem o cheiro.

Ingredientes
4 maçãs médias descascadas
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de noz-moscada em pó
4 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo
Corte as maçãs. Em uma tigela média, coloque as maçãs, o açúcar mascavo, a canela e a noz-moscada. Coloque a mistura, a água e a manteiga em uma panela, em fogo médio, mexendo de vez em quando até as frutas ficarem macias, aproximadamente 15 minutos.

Junto e misturado

O cuscuz à paulista é uma comida típica de São Paulo que, a cada mordida, apresenta um sabor e uma textura diferente por causa dos ingredientes picados grosseiramente que vão misturados à massa. É divertido e muito, muito gostoso!

Ingredientes
1 lata de sardinha
1/4 xícara (chá) de azeitona sem caroço
1/2 xícara (chá) de ervilha fresca
2 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 ovo cozido picado
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
1 1/2 xícara (chá) de farinha de milho amarela em flocos
1/4 xícara (chá) de tomate pelado
2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha
Sal e pimenta do reino a gosto
Ovinhos de codorna para decorar

Modo de preparo
Numa panela refogue o alho e a cebola no azeite. Coloque a sardinha, a ervilha e a azeitona. Mexa devagar em fogo baixo para refogar. Agora é a vez de pôr o caldo de legumes. Quando ele estiver aquecido, comece a despejar a farinha de milho, aos poucos, sem parar de mexer. Assim que a massa do cuscuz tomar consistência coloque o ovo picadinho, a salsinha e a cebolinha e misture tudo. Quando começar a desgrudar da panela desligue o fogo. Unte as forminhas com um pouco de azeite e coloque o cuscuz pressionando com a ajuda de colher de chá. Espere esfriar e desenforme na hora de servir. Descasque e corte os ovinhos de codorna em rodelas e ponha por cima dos mini cuscuz. 

Leia mais

Arraiá em casa: 5 dicas para organizar uma festa para as crianças

Sobrou arroz do almoço? Que tal transformá-lo em bolinhos?

Resumo

Além da experiência do comer, essas receitinhas típicas de festa junina prometem apresentar aos pequenos um mundo novo de texturas, cheiros e sabores.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail