Cartilha sugere caminhos para abordar saúde mental com os filhos

Escuta sensível e linguagem simples são orientações da cartilha da Associação Brasileira de Psiquiatria para ajudar famílias a falarem de saúde mental em casa

Da redação Publicado em 18.09.2024
Imagem de capa para matéria sobre a cartilha de saúde mental mostra uma mulher branca, de cabelos lisos de costas com as mãos no rosto de um menino branco de cabelos curtos.
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Resumo

Cartilha da Associação Brasileira de Psiquiatria orienta pais na hora de conversar sobre saúde mental com crianças e adolescentes. Iniciativas vão desde ter um ambiente acolhedor, afirmar os sentimentos e perceber os sinais de quando procurar ajuda profissional.

Uma em cada seis pessoas entre 10 e 19 anos enfrenta algum transtorno mental. O dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra a importância de falar sobre saúde mental com crianças e adolescentes. Então, entre diagnósticos que vão de ansiedade a depressão, como pais e cuidadores podem abordar o assunto dentro de casa?

Além de apontar maneiras de conversar abertamente sobre os sentimentos, a cartilha gratuita “Como falar sobre saúde mental com crianças e adolescentes!”, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), indica qual é a linguagem adequada para diferentes faixas etárias e formas simples de enfrentar as crises, como exercícios de respiração, por exemplo. A data escolhida para essa publicação coincide com a campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Segundo o documento, quando as famílias conversam sobre saúde mental de forma cuidadosa, isso “ajuda as crianças a desenvolver ferramentas saudáveis para lidarem com seus sentimentos, promover inteligência emocional e enfrentar melhor os desafios ao longo da vida”.

Sobre observar os sinais de alerta em seus filhos, a pesquisa “Conversas sobre saúde mental: pesquisa com pais de crianças e adolescentes até 21 anos” confirma que 70% dos familiares entrevistados já notaram que o filho teve comportamento preocupante em relação à saúde mental. O estudo também revelou que, por outro lado, 63% das crianças e adolescentes – a maior parte entre 11 e 14 anos – já procuraram os pais para falar sobre esse assunto.

Quem apoia as famílias nessa conversa?

Para a ABP, os dois materiais têm o objetivo de compreender como a família lida com questões de saúde mental de crianças e adolescentes, se têm acesso a informações confiáveis e como ajudá-los de maneira mais direta.

No entanto, ainda há pouco envolvimento do sistema escolar junto às famílias. Em 74% dos casos, a escola não participou das conversas e das orientações. Apesar disso, como afirma a Associação, “a escola pode e deve ser uma parceira em todos os momentos”.

Para aproximar essas duas redes de apoio, a cartilha sugere que a família converse com a coordenação e com a orientação pedagógica sobre a situação de seus filhos, e peça ajuda sempre que necessário.

Caso a criança ou o adolescente precise de ajuda profissional, a cartilha indica que os pais expliquem que “existem médicos das emoções” e que eles podem ajudar a entender melhor os sentimentos. Além de apresentar a figura do terapeuta, também é possível dizer que o tratamento pode incluir medicamentos ou fazer atividades que ajudem a mente (e as emoções).

Como falar com as crianças em diferentes idades?

Entender a melhor forma de iniciar uma conversa, adaptar a linguagem, monitorar a reação de cada um, manter a rotina e estar atento às mudanças no comportamento ou no humor são algumas das recomendações. O principal é usar um vocabulário simples, sempre no sentido de acolher.

Além disso, o processo geralmente não se encerra na primeira conversa. Isso porque os filhos podem querer falar sobre o assunto em outros momentos e também porque podem surgir questões que precisam de tempo para serem melhor compreendidas.

Confira as sugestões da ABP para falar com meninos e meninas, de acordo com cada faixa etária:

• Crianças de 4 a 7 anos
É importante dizer que é normal ficar triste ou bravo, mas não o tempo todo. Por isso, é bom observar para entender quais são as situações que desencadeiam esses sentimentos. Nessa faixa etária, procure usar termos simples com analogias. 
Exemplo: “Às vezes, nosso cérebro pode ficar dodói, assim como o nosso corpo” ou “Quando alguém está com problemas nas emoções, pode se sentir muito triste, preocupado ou confuso”.

• Crianças de 8 a 12 anos
Nessa fase é fundamental ouvir com atenção o que a criança diz e demonstrar apoio. Além disso, é possível explicar a diferença entre “sentimentos temporários” e “doenças mentais” com exemplos concretos.
Exemplo: “Doenças mentais são como doenças físicas, mas elas afetam nossos pensamentos e sentimentos também” ou “Algumas pessoas podem ficar muito tristes ou ansiosas por muito tempo”. 

Sugestões para promover a saúde mental de maneira eficaz: 

  • Use uma linguagem simples e clara: Adapte sua linguagem à idade. Evite termos técnicos e explique conceitos de forma que a criança possa entender.
  • Seja aberto e acessível: Crie um ambiente onde a criança se sinta segura para falar sobre seus sentimentos sem medo de julgamento.
  • Use exemplos concretos: Utilize histórias, livros, filmes, desenhos para ilustrar pontos sobre saúde mental, porque isso ajuda a tornar o assunto mais compreensível.
  • Normalize os sentimentos: Explique que é normal sentir emoções como tristeza, raiva e alegria. E, então, mostre que todos passam por momentos difíceis.
  • Ensine estratégias de enfrentamento: Ferramentas práticas para lidar com as emoções podem envolver respiração profunda, contagem até dez ou falar com um adulto de confiança. Em caso de dúvida, procure um profissional de saúde.
  • Incentive a expressão emocional: Encoraje-os a falar sobre como se sentem ou a expressar os sentimentos através de desenhos, brincadeiras ou escrita.
  • Seja um exemplo: Demonstre como você lida com suas próprias emoções de forma saudável e diga que elas podem acontecer com todos. Crianças e adolescentes aprendem muito observando os adultos.
  • Esteja atento aos sinais: Preste atenção ao comportamento da criança, pois mudanças repentinas podem indicar que ela está enfrentando dificuldades emocionais e precisa de apoio profissional.
  • Promova a autoestima: Reforçar qualidades e conquistas, especialmente aquelas que parecem mais difíceis, ajuda a criança a desenvolver uma autoimagem positiva e ser mais confiante e assertiva.
  • Busque ajuda profissional, se necessário: Se a criança estiver enfrentando problemas persistentes ou graves, considere consultar um psiquiatra com Registro de Qualificação de Especialidade em Psiquiatria da Infância e Adolescência.

Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

Onde conseguir ajuda?

No Brasil, além das clínicas particulares, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pacientes em situações de crise. A principal referência são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que contam com assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme a situação de cada pessoa.

Já o Centro de Valorização da Vida (CVV), também gratuito, tem um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio. Os pacientes podem procurar ajuda a qualquer hora do dia por telefone, no número 188, sem custo. Há também atendimento por chat, e-mail e pessoalmente. 

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