Em casa ou na sala de aula, criar um espaço de sossego e autonomia para a leitura pode fazer toda a diferença na relação dos pequenos com os livros
O que levar em conta na hora de montar um cantinho de leitura para as crianças, tanto em casa quanto na escola? Nosso parceiro A Taba dá dicas preciosas para criar um espaço de leitura ao alcance da curiosidade dos pequenos.
Aproximar as crianças dos livros não deve ser algo imposto, mas naturalizado a partir dos hábitos dos adultos ao redor. Em geral, se os cuidadores da criança leem, têm livros em casa e falam sobre o assunto, é comum que os pequenos aprendam a valorizar a literatura também. Mas como construir um cantinho da leitura que esse momento seja prazeroso, tranquilo e afetivo?
Nosso parceiro A Taba organizou um guia que reúne algumas dicas preciosas quando o assunto é montar um cantinho de leitura (em casa ou na sala de aula) e estimular a leitura desde a infância. Uma delas é facilitar a autonomia do espaço de ler, onde a criança ou o bebê tenha livros ao alcance das mãos, sem fazer deles algo distante ou imaculado, com medo de sujar ou rasgar. A relação com os livros, sobretudo na primeiríssima infância, começa na corporalidade – os bebês leem com o corpo todo, ativando todos os sentidos, como quando mordem a capa. Tudo isso compõe a conexão com a materialidade do objeto e também com o ato de ler.
Leia as dicas d’A Taba e inspire-se para criar um cantinho de leitura organizado e acessível para as crianças.
Se há livros pela sala, no quarto, no escritório, o primeiro passo para uma boa organização é juntar todos eles no mesmo lugar. Assim, você terá dimensão do volume de livros e poderá calcular melhor quanto espaço precisará para acomodá-los.
Antes de distribuí-los em seu novo espaço, vale considerar se todos os títulos ficam mesmo com vocês ou se tem alguns para serem doados. Afinal, quanto mais estímulo à leitura, dentro e fora de casa, melhor!
É importante manter os livros sempre ao alcance dos pequenos, onde seja fácil pegar e guardar. Prefira prateleiras ou armários mais baixos ou caixas leves. Escolha também um local iluminado e agradável. Assim, além de encontrar o que desejam, as crianças poderão fazer a leitura de seus livros preferidos em um espaço gostoso, tornando essa experiência ainda melhor.
Tamanho, título, autor, editora, gênero, cor da capa, preferências… escolha um critério que faça sentido para todo mundo que vai usar as obras. Isso ajuda a lembrar dos livros que vocês têm e a encontrá-los facilmente.
Todos que terão acesso aos livros podem ajudar a mantê-los em ordem se entenderem como foram organizados. Essa também é uma de forma de criar familiaridade com livros e demonstrar amor por eles.
Leia também:
Comunicar erro