Carregando...

4 dicas para montar um cantinho de leitura para as crianças

Em casa ou na sala de aula, criar um espaço de sossego e autonomia para a leitura pode fazer toda a diferença na relação dos pequenos com os livros
Cantinho de leitura iStock
  • Publicado em: 18.12.2018

Aproximar as crianças dos livros não é algo imposto, e sim naturalizado a partir dos hábitos dos adultos ao redor. Em geral, se os cuidadores da criança leem, têm livros em casa e falam sobre o assunto, é comum que os pequenos valorizem o livro diretamente ou indiretamente. Mas como construir um ambiente propício para que o momento da leitura seja prazeroso, tranquilo e afetivo?

Nosso parceiro A Taba organizou um guia que reúne algumas dicas preciosas quando o assunto é montar um cantinho de leitura (tanto em casa quanto na sala de aula) e estimular a leitura desde a infância. Uma delas é facilitar a autonomia do espaço de ler, onde a criança ou os bebês tenha livros ao alcance das mãos, sem fazer deles algo distante ou imaculado, com medo de sujar ou rasgar. A relação com os livros, sobretudo na primeiríssima infância, começa na corporalidade – os bebês leem com o corpo todo, ativando todos os sentidos, como quando mordem a capa. Tudo isso compõe a conexão com a materialidade do objeto e também com o ato de ler.

Leia as dicas d’ A Taba e inspire-se para criar um cantinho de leitura para as crias.

1. Coloque todos os livros no mesmo lugar

Se há livros pela sala, quarto, escritório, junte todos que quer organizar, para saber quanto espaço precisará. Definir um local específico para guardá-los também ajuda os pequenos a saber onde encontrá-los.

2. Defina – junto com as crianças – onde os livros serão guardados

É importante que seja fácil pegar e guardar. Como dissemos nas dicas para formar filhos leitores, mantenha os livros ao alcance. A intenção é facilitar, então prefira prateleiras ou armários mais baixos ou caixas leves. Escolha um local iluminado e agradável. Assim, além de encontrar o que desejam, as crianças poderão fazer a leitura de seus livros preferidos em um espaço, tornando essa experiência ainda melhor.

3. Defina como serão organizados

Tamanho, título, autor, editora, gênero, cor da capa, preferências…escolha um critério que faça sentido para quem vai usar as obras, ajudando-os a lembrar dos livros que têm e a encontrá-los facilmente.

4. Explique aos leitores a forma de organização

Todos que terão acesso aos livros podem ajudar a mantê-los em ordem se entenderem como foram organizados. Essa também é uma de forma de criar familiaridade com livros.

Para ler as dicas completas d’A Taba, clique aqui.

Leia também:

Afinal, para que ‘serve’ a literatura infantil?

 

 

Resumo

O que levar em conta na hora de montar um cantinho de leitura para as crianças, tanto em casa quanto na escola? Nosso parceiro A Taba dá dicas preciosas para criar um espaço de leitura ao alcance da curiosidade dos pequenos.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp