Canais no YouTube para crianças com deficiência auditiva

Uma lista de canais infantis com conteúdo direcionado a surdos e ouvintes em Libras
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 08.02.2021
da Redação

Adaptando-se a uma necessidade, canais no YouTube passaram a produzir conteúdos exclusivos para o público infantojuvenil que possui limitações auditivas, suprindo uma lacuna existente de produções audiovisuais com a oferta de entretenimento, informações e dicas. Assim, aos poucos, crianças com deficiência auditiva começam a ter acesso a mais opções de conteúdos elaborados em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, e legendados em português. 

No Brasil, existem 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Nove por cento nasceram com essa condição e 91% adquiriram ao longo da vida. Entre os que apresentam deficiência auditiva severa, 15% já nasceram surdos, revelou estudo feito entre Instituto Locomotiva e Semana da Acessibilidade Surda.

Para reforçar a importância de uma comunicação acessível de forma democrática, selecionamos alguns canais que manifestam essa preocupação desde cedo, apresentando conteúdos focados em acessibilidade de crianças com surdez e uma oportunidade para os ouvintes conseguirem se familiarizar melhor com a Libras. Afinal, o acesso à cultura de qualidade é um direito de todas as crianças!

Veja alguns canais para crianças com deficiência auditiva!

Min e as Mãozinhas

Min e as Mãozinhas é o primeiro desenho animado totalmente em Libras, voltado para crianças entre 3 e 7 anos. Criado pelo diretor Paulo Henrique dos Santos, a história acompanha as aventuras de Min, uma menina surda, que faz amizade com os animais. A cada capítulo, ensina até cinco sinais em Libras em seus cerca de dez minutos de duração. Além disso, foi criada a séria MINuto Libras, dedicada a apresentar um novo sinal por dia.

Mãos Aventureiras

Desde 2017, a professora Carolina Hessel conta histórias da literatura infantil no canal Mãos Aventureiras. Com a proposta de unir Libras à literatura infantil de qualidade, os vídeos, além de narrarem livros, trazem atualizações, comparando sinais antigos que sofreram alterações e diferenciando palavras com sinais muito parecidos, como nesse especial de Natal. Carolina também procura abordar temas da atualidade que possam interessar às crianças.

Histórias para ver e ouvir

Um canal repleto de histórias, músicas e brincadeiras vivenciadas simultaneamente nas duas línguas oficiais do Brasil, o português e a Libras, realizando o desejo de integrar surdos e ouvintes em uma experiência direta com a arte da narrativa. O projeto, criado por Mirela Estelles e Amarilis Reto, começou com uma pesquisa para integração das duas línguas no Museu de Arte Moderna de São Paulo, durante a Semana Sinais na Arte. Com encontros presenciais desde 2011, o projeto agora foi adaptado para a linguagem audiovisual. 

Roger Cruz

Entre os canais feitos por youtubers surdos, destacamos o canal do Roger Cruz, que traz excelentes dicas sobre como ensinar Libras de um jeito fácil e divertido para crianças, além de assuntos relacionados à tecnologia e piadas, embora o foco não seja infantil. No vídeo abaixo, seu filho mostra os sinais que está aprendendo.

Resumo

Como forma de preencher uma lacuna começam a surgir alguns canais infantis com conteúdo direcionado a surdos e ouvintes em Libras, embora ainda seja um movimento tímido.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts