Carregando...

YouTube ganha primeira animação infantil totalmente em Libras

Focado em acessibilidade de crianças com surdez, o desenho "Min e as Mãozinhas" reforça que o acesso à cultura de qualidade é um direito de todas as crianças
Min e as Mãozinhas Divulgação
  • Publicado em: 31.10.2018
da Redação

Você já conhece “Min e as Mãozinhas”? Trata-se do novíssimo desenho infantil acessível disponível online. Em tempos de produção em massa sendo produzida e distribuída diariamente nas plataformas digitais, são mais do que bem-vindas referências positivas de produção infantil de qualidade. A boa notícia é que elas existem, e muito, como o recém-inaugurado canal do Júlio do Cocoricó no YouTube, que noticiamos aqui no Lunetas.

Agora, a plataforma de vídeos mais acessada do Brasil acaba de ganhar seu primeiro desenho animado totalmente em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A produção vem para começar a suprir uma lacuna existente de produçõe audiovisuais voltadas para o público infantojuvenil que possui limitações auditivas.

Segundo o Ministério da Saúde, a surdez é uma realidade de cerca de dez milhões de pessoas no país. Assim, quando a indústria cultural infantil oferece alternativas para responder a essa demanda, é motivo de celebração.

“Min e as Mãozinhas” é um desenho direcionado para crianças dos três ao seis anos, e apresenta episódios curtos com cerca de dez minutos. A direção da produção é assinada por Paulo Henrique dos Santos, de 27 anos. A ideia surgiu quando ele conhece uma menina surda, e se deparou com a dificuldade de comunicação. A partir dessa experiência, o jovem pensou em como contribuir com a inclusão cultural do público infantil com deficiência auditiva. A primeira temporada do desenho terá 13 capítulos. Em cada um dos capítulos, serão ensinados cinco sinais de Libras.

“Cada um tem a sua língua. O gato fala ‘gatês’, o elefante fala ‘elefantês’, e poir aí vai. Mas com tantas línguas diferentes, é difícil entender o outro”, diz a legenda do canal “Min e as Mãozinhas”

Dá o play no vídeo lá em cima da matéria para conferir o primeiro. Assista também ao teaser de “Min e as Mãozinhas”:

Leia mais:

Puxa, puxa, que puxa! Júlio, do Cocoricó, virou youtuber

Resumo

"Min e as Mãozinhas" é o primeiro desenho de animação feito totalmente em Libras, e é especialmente direcionado para crianças de três a seis anos com deficiência auditiva.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp