‘Calunguinha’ apresenta importantes figuras negras às crianças

Podcast conta com a participação de nomes como Lázaro Ramos e Ícaro Silva

Da redação Publicado em 23.05.2022
Capa do podcast Calunguinha em que um menino negro navega um barco em fundo amarelo. Atrás dele, há uma árvore.
OUVIR

Resumo

Acompanhado de seu avô ancestral, o menino Calunguinha viaja pelo mundo através de narrativas negras. Tudo começa com o simples soprar da fumaça do chá…

Pretinho como sua mãe e crespinho como seu avô, o menino Calunguinha gosta de ouvir histórias antes de dormir. Todas as noites, sua mãe conta uma nova história de uma pessoa negra importante para o filho. Mas, é quando o chá esfria, que a magia acontece: ao assoprar a fumaça da bebida, Calunguinha vira personagem das histórias contadas.

Criado por Lucas Moura e Stela Nesrine, o podcast “Calunguinha – O cantador de histórias” traz em cada um dos 12 episódios uma personalidade negra do Brasil e do mundo, que participa da contação de história e inspira contos de ninar. 

Você sabia?

“Calunguinha” é o nome de um Exu Mirim, entidade cultuada nas religiões afrobrasileiras. Os Exus Mirins são conhecidos por descomplicar situações difíceis (desatam nós) e cumprem uma função importante para o equilíbrio do todo: são eles que preservam a vida, a paz e a harmonia entre os seres.

“Foi por causa dele, meu avô, que tudo começou: o primeiro ancestral pretinho que eu conversei”

Acompanhado de seu avô, um ancestral que apenas Calunguinha consegue ver, toda noite ele voa pelos ares, navega pelos mares, passando por lugares do Congo à Bahia. Na volta, ele conta para sua mãe tudo que aprendeu e fala sobre cada pessoa preta incrível que conheceu.

Em “Rei Malunguinho, o grande chaveiro”, quem dá voz ao rei é o ator Lázaro Ramos, convidado especial do primeiro episódio da série. Também estão previstas as participações de Luedji Luna, Margareth Menezes e Yuri Marçal, por exemplo.

* Estreando no dia 20 de maio, “Calunguinha” faz parte de uma iniciativa global que selecionou 20 ideias de podcasts inovadores feitos por pessoas negras e indígenas. 

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS