Brinquedo caseiro: como fazer um boliche de garrafa pet

Boliche é uma brincadeira que diverte adultos e crianças, e de quebra proporciona momentos brincantes em família ou com os amigos
Reciclagem e Meio Ambiente - G.E. Elisa Gessele Orsi
  • Publicado em: 04.12.2015

Essa semana, o nosso parceiro Tempojunto ensina uma brincadeira muito fácil e divertida, um boliche de garrafa pet.

Para brincar, passe algumas semanas reunindo as garrafas PET de água, suco ou refrigerante. Com o cuidado de lavá-las bem com água e sabão antes de guardar.  Quando você tiver reunido pelo menos 5 garrafas, pinte cada uma delas com um número de 1 a 5.

Você pode usar tinta acrílica ou marcadores sharpie para isso. Pode também usar fita colorida para enfeitar. Se você tiver 10 garrafas, melhor ainda.

Quando as garrafas estiverem prontas, basta arrumá-las, conseguir uma bola pequena e pronto: você acaba de fazer um jogo de boliche caseiro para se divertir a valer com as crias.

Para os menores

Use a brincadeira para brincar de matemática. Você pode contar os pontos do jogo somando os numerais das garrafas derrubadas (se caíram 2 garrafas, uma com o 2 e outra com o 5, o total são 7 pontos). Se a criança ainda for pequena para fazer a adição, simplesmente conte um ponto para cada pino, independente do seu numeral. Se você tiver uma folha de papel e uma caneta por perto, pode pedir à criança que faça um traço no papel para cada ponto. O importante é ter alguma forma de registro e que a criança seja responsável por isso.

Para os maiores

Faça uma competição de boliche de verdade, com regras como definir que cada jogador pode arremessar a bola 3 vezes. Monte um cartaz para marcar a pontuação e cole na parede. Estabeleça um prêmio para quem conseguir fazer o maior número de pontos.

 

Resumo

Para brincar, passe algumas semanas reunindo as garrafas PET de água, suco ou refrigerante. Com o cuidado de lavá-las bem com água e sabão antes de guardar.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail