Conheça 8 prêmios da literatura infantil e juvenil

Uma seleção de prêmios nacionais e internacionais revelam que júris especialistas tendem a considerar a qualidade da obra acima do número de vendas
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 13.10.2020

Para contribuir com a formação de leitores literários e aproximá-los dos melhores livros infantis e juvenis, o Clube de Leitores A Taba busca apresentar obras com qualidade e diversidade, inclusive destacando alguns títulos premiados. Mas, você sabia que os livros premiados nos últimos anos não aparecem na lista de mais vendidos? Um dos motivos pode estar relacionado à tendência do júri em valorizar mais o conteúdo das obras do que o seu interesse comercial na hora da premiação. A seguir, destacamos alguns dos prêmios literários mais importantes no Brasil e no mundo: 

Hans Christian Andersen

Considerado o Nobel da literatura infantil, o Prêmio Hans Christian Andersen é uma homenagem ao importante autor de contos de fadas, como O patinho feio e A polegarzinha. Criado em 1956, é concedido pela International Board on Books for Young People (IBBY) a cada dois anos, premiando as categorias de escritor e ilustrador. Os únicos brasileiros já premiados são as escritoras Lygia Bojunga (1982) e Ana Maria Machado (2000), além do ilustrador Roger Mello (2014), que foi o primeiro latino-americano a entrar na lista.

Jabuti

O Prêmio Jabuti é considerado o Oscar da literatura brasileira. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, é o mais tradicional e antigo prêmio literário brasileiro, que existe desde 1959. Algumas das categorias são Infantil, Juvenil, Infantil digital, Histórias em quadrinhos, Ilustração de livro infantil ou juvenil, e Didáticos e paradidáticos.

ALMA

Criado em 2002 pelo governo sueco, o ALMA (Prêmio Memorial Astrid Lindgren) é entregue todos os anos a um ou vários autores, ilustradores ou organizações que promovem a leitura e o livro infantojuvenil. O valor total da premiação é de 5 milhões de coroas suecas (aproximadamente 580.000 euros).

FNLIJ
Em 1975, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil criou o Prêmio FNLIJ, especializado em literatura infantil e juvenil. Algumas das categorias são Criança, Jovem, Imagem, Informativo, Poesia, Livro-brinquedo, Ilustração e Projeto editorial.

BolognaRagazzi

Desde 1966, o italiano BolognaRagazzi está entre os prêmios mais conceituados do mundo no setor de publicações infantis. São homenageadas as melhores produções do ano anterior, considerando suas qualidades editoriais gráficas.

Selo Distinção Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio

O Selo Distinção Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio indica obras com valor literário, plástico e editorial, considerando temas e gêneros diversos, sem designação por categorias ou faixas etárias, mas atenta, sobretudo, à qualidade artística do diálogo texto/imagem que torna o livro infantil e juvenil um artefato original indispensável para a arte-educação.

White Ravens

O Catálogo White Ravens é elaborado anualmente pela Internationale Jugendbibliothek (Biblioteca Internacional da Juventude, em Munique, na Alemanha) com centenas de livros que, pela temática, inovação artística, estilo literário ou outra característica, foram destacados por um conjunto de especialistas em literatura infantil e juvenil, de entre milhares de obras recebidas.

Biblioteca Nacional

O Prêmio Literário Biblioteca Nacional é realizado anualmente desde 1994. Contempla autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros, reconhecendo a qualidade intelectual e estética da produção editorial brasileira. Há uma categoria para livro infantil e outra para juvenil.

  • Este conteúdo sobre prêmios literários foi produzido por Denise Guilherme, mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura, a partir da monografia “Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica” apresentada por Marília Baracho Mendes ao Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

Resumo

A Taba faz uma seleção dos principais prêmios literários que contemplam as categorias de livros infantis e juvenis e reflete sobre qualidade da obra e seu apelo comercial.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail