Brincadeiras inclusivas: 3 ideias para estimular os sentidos

Confira opções de brincadeiras artísticas e inclusivas para entreter crianças com e sem deficiência
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 06.11.2020

O Projeto Brincar propõe novas brincadeiras inclusivas que acolhem crianças com e sem deficiência. Com recursos de acessibilidade (Libras, legenda e audiodescrição), a série de três vídeos “Pílulas do Brincar” traz sempre uma brincadeira inspirada em um artista diferente e conta com apresentação do arte-educador Thiago Franco, que estabelece um diálogo direto e interativo com o espectador. 

Pílulas do Brincar
Para cada vídeo, há um material pedagógico complementar em PDF acessível, com mais informações sobre o artista da vez e referências para continuar explorando e se inspirando. Vídeos e materiais estão disponíveis para baixar Está tudo disponível gratuitamente aqui.

Acompanhe a seguir a proposta lúdica e divertida de cada episódio:

“Brincar com esculturas e desenhos”

Neste primeiro episódio, a inspiração foi o artista e educador uruguaio Hanoch Piven, que propõe novos significados para diferentes objetos do cotidiano, usando seus tamanhos, formas e cores para criar retratos tridimensionais. Como suas obras envolvem uma contemplação multissensorial, a proposta é que adultos e crianças possam juntos criar uma escultura a partir de objetos disponíveis em casa, estimulando a imaginação e a descoberta de formas, cores e texturas.

Reprodução Facebook/Hanoch Piven

A atriz Julia Roberts é retratada na obra de Hanoch Piven

“Brincando com objetos retangulares”

O segundo episódio foi inspirado na obra “Desvio para o Vermelho”, do artista carioca Cildo Meireles. Mas, ao invés de chamar a atenção para objetos da cor vermelha, o público deve buscar diferentes objetos retangulares e criar histórias e desenhos a partir deles.

Divulgação/Instituto Inhotim

Obra “Desvio para o vermelho”, de Cildo Meireles, no Instituto Inhotim

“Brincar com elementos naturais”

No último episódio da série, o educador propõe a criação de obras de arte em um recipiente com água, usando elementos naturais como folhas, pedras e galhos. A experiência multissensorial, que permite a sensação de diferentes temperaturas e texturas, se inspira nas fotos da colheita de lírios d’água no delta do rio Mekong do artista vietinamita Pham Huy Trung.

Divulgação/ Pham Huy Trung

Uma das fotos de Pham Huy Trung da colheita de lírios no Vietnã

Resumo

A série de vídeos “Pílulas do Brincar" traz opções de brincadeiras inclusivas para crianças com e sem deficiência inspirada cada vez na obra de um artista diferente.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail