Lista traz 11 coletivos que prestam auxílio para mães solo

Coletivos atuam em áreas que passam por capacitação profissional, suporte a vítimas de violência, e cuidado com gestantes e crianças
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 05.04.2022
da Redação

Existem aproximadamente 11 milhões de mães solo no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE). Com a pandemia de coronavírus, os desafios na maternagem se intensificaram, considerando que 8,5 milhões de mulheres saíram do mercado de trabalho. Para apoiar mulheres que necessitam de apoio financeiro, alimentício, de segurança, entre outras demandas, o Lunetas selecionou 11 iniciativas que prestam auxílio para mães solo.

Invisibilizadas nas políticas públicas, muitas vivem com auxílio de doações para manter o lar, com dificuldades de acesso no mercado de trabalho formal. Outras se transformam em mães solo por serem vítimas de violência doméstica. Os coletivos atuam em frentes que vão desde a garantia da alimentação até acolhimento para vítimas de violência intrafamiliar.

Organizações que prestam auxílio para mães solo

Coletivo de Apoio à Maternidade Solo | São Paulo, SP

O Coletivo de Apoio à Maternidade Solo atua arrecadando doações para serem distribuídas às famílias chefiadas por mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social e risco alimentar. Por meio de conversas no WhatsApp, o coletivo arrecada doações para montar kits de alimentos e demais itens para cada família (cestas básicas, leite integral, ovos, frutas, verduras e fórmulas infantis para bebês que não estão em aleitamento materno). Também auxiliam na compra do gás de cozinha e ajudam mulheres que correm risco de serem despejadas com suas crianças ou sofrendo algum tipo de violência.
Contatos: (11) 97481-6838 (WhatsApp), (11) 98888-6118 (telefone) e coletivomaternidadesolo@gmail.com (e-mail)

Casa Eliane de Grammont | São Paulo, SP

A Casa Eliane de Grammont atende mulheres vítimas de violência doméstica, juntamente com seus filhos ou filhas menores. É realizado atendimento psicossocial e jurídico, além de outras atividades, como palestras, oficinas e grupos de reflexões que promovam a conscientização e o bem-estar das mulheres.
Endereço: Rua Dr. Bacelar, 20 – Vila Clementino
Atendimento: das 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira (dias úteis). No período de pandemia, das 10 às 16h.
Contatos: (11) 5549-9339 (telefone) e caseliane@yahoo.com.br (e-mail)

Casa Sofia | São Paulo, SP

O serviço recebe mulheres vítimas de qualquer situação de violência, seja ela física, psicológica, sexual, moral, patrimonial ou de negligência. O contato é feito por telefone ou fisicamente, na zona sul de São Paulo. Além do atendimento psicológico, social e jurídico, a casa também oferece oficinas de geração de renda.
Endereço: Rua Luís Baldinato, 9 – Jardim Ângela
Contatos: (11) 5831-9549 (telefone) e contato@santosmartires.org.br (e-mail)

Associação das Mulheres Dalva Paixão | São Paulo, SP

A Associação da União das Mulheres Dalva Paixão é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1990. Com ações voltadas para o direito da casa própria, fortalecimento das famílias e dos direitos das mulheres, a associação também busca melhorias na infraestrutura de conjuntos construídos pela CDHU, e monta salas de alfabetização junto à prefeitura e Movimentos de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA).
Contatos: (11) 92013-4628 (telefone) e adumdalvapaixao@gmail.com (e-mail)

Fico com a cria | São Paulo, SP

A “Fico com a cria” atua em duas frentes: criar uma rede de apoio segura para mães e pais que precisam de profissionais de confiança para ficar com seus filhos, e promover a capacitação profissional de mulheres em estado de vulnerabilidade econômica, aumentando suas visibilidades no mercado de trabalho e ampliando oportunidades de obter renda.
Contatos: (11) 95395-3334 (WhatsApp) e contato@ficocomacria.com.br (e-mail)

Associação Materna | São Paulo, SP

A Associação Materna realiza encontros sobre diferentes temas pertinentes à gestação e maternidade. Oferecem orientação multidisciplinar sobre saúde, condições da gravidez, relação mãe e bebê, e planejamento familiar. Às mães, é fornecido o vale-transporte, lanche e jantar, como forma de garantir o comparecimento aos encontros. O projeto também oferece oficinas de capacitação profissional e geração de renda, e resgate da autoestima das mulheres. 
Contatos: (11) 97100-4976 (WhatsApp) e atendimento.materna@gmail.com (e-mail)

Associação Projeto Casa de Mãe | Santo André, SP

A associação apoia mulheres que se encontram em situações de vulnerabilidade social e/ou de violência doméstica. O atendimento interdisciplinar (psicológico, social, médico, jurídico, de orientação e de informação) visa promover a ruptura da situação de dependência e violência, e o resgate da autoestima.
Contatos: Instagram, (11) 98409-4393, (11) 91093-0581 (telefones) e projeto.cdemae@hotmail.com (e-mail)

Casa Mãe de Coração | Taboão da Serra, SP

A Casa Mãe de Coração busca fortalecer mulheres em aspectos emocionais, físicos, sociais e psíquicos. Oferecem atendimentos psicológicos para mulheres vítimas de violência, realizam oficinas, rodas de conversa e bazares solidários.
Endereço: Avenida Albert Einstein, 497 – Vila Iasi, Taboão da Serra (SP).
Atendimento: 10h às 17h
Contatos: (11) 94722-5799 (telefone) e ongcasamaedecoracao@gmail.com (e-mail)

Clube de Mães Novo Recreio | Guarulhos, SP

O Clube de Mães Novo Recreio foi fundado em 1999 pela líder de bairro Maria Aparecida Gomes Clementino, junto a mulheres da região de Recreio São Jorge/Cabuçu. Reivindicando melhorias na região, o clube conquistou uma Unidade Básica de Saúde, uma creche e o projeto MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), atendendo moradores da comunidade. Com o projeto “Família Acolhida”, o clube oferece grupos de geração de renda, visitas domiciliares e apoio psicossocial.
Endereço: Rua Santina, 541 – Recreio São Jorge
Atendimento: 8 às 17h
Contatos: Facebook, Instagram, (11) 2402-0945 (telefone) e projetonovorecreio@gmail.com (e-mail)

As Marias | Nova Iguaçu, RJ

O projeto oferece uma rede de apoio socioemocional para acolher mulheres, com foco em mulheres pretas, mães, chefes de família, empreendedoras e que moram em áreas periféricas. As atividades vão de cursos na área de tecnologia, gastronomia, idiomas, pré-vestibular, rodas de conversas, treinamento profissional, oficinas, artesanatos, palestras, workshops, atividades culturais e apoio psicológico.
Contatos: Facebook e asmariascolabgestao@gmail.com (e-mail)

Somos Todos Marianas | São Luís, MA

O Somos Todos Marianas é uma rede de apoio para mulheres em situação de vulnerabilidade social, ajudando-as a saírem de ciclos de violência e conscientizando a sociedade sobre violências específicas sofridas por mulheres. 
Contato: contato@somostodosmarianas.ong.br (e-mail) 

Conhece outra associação ou coletivo que preste auxílio para mães solo? Mande um e-mail para contato@lunetas.com.br

Leia mais

Mães solo e carreira: uma equação que não fecha

Resumo

O Lunetas selecionou 11 organizações que apoiam mães solo, passando por áreas como suporte a vítimas de violência, capacitação profissional e cuidado com gestantes.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail