Greenpeace lança atividades pedagógicas sobre a Amazônia

Os conteúdos propõem abordagens criativas sobre a Amazônia para trabalhar em sala de aula
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 24.02.2022
da Redação

“Qual é a relação entre os povos indígenas e a proteção da Amazônia?” Esta é a primeira atividade de “Povos originários e a proteção da Amazônia”, da série “Amazônia explicada”, lançada pelo Greenpeace, com conteúdos pedagógicos sobre a maior floresta do mundo.

Abordando tópicos referentes a povos originários, serviços ecossistêmicos, desmatamento e o fim da floresta, a cartilha traz 25 roteiros de atividades interdisciplinares e que atendem às competências gerais da BNCC, baseadas na série de vídeos Amazônia explicada.

“Amazônia explicada” integra o Projeto Escola, iniciativa que leva educação socioambiental para instituições de ensino, com o objetivo de ajudar professores e professoras a abordarem temas relacionados à floresta em sala de aula.

A partir da observação do meio e do debate sobre as questões ambientais de nossos tempos, o projeto busca estimular o pensamento para a construção de futuros possíveis, a favor da vida, como parte do exercício pleno de cidadania. 

Destrinchando os materiais

As atividade de “Amazônia explicada” mostram quais habilidades serão desenvolvidas, as competências gerais da BNCC que estão alinhadas ao programa pedagógico, áreas do conhecimento contempladas (biologia, geografia, história, linguagem e matemática), recursos a serem utilizados (como lousas, gravadores ou folhas sulfite) e conteúdo de suporte para educadores e estudantes.

No fim de cada proposta, a cartilha oferece conteúdos complementares, sugestões de adaptações e o que se mobiliza na atividade. Tópicos como método científico, papel ativo dos estudantes nas práticas e autoconhecimento são algumas das possibilidades de desenvolvimento por meio da primeira atividade, por exemplo. Os materiais estão disponíveis gratuitamente mediante download na página do Greenpeace.

Leia mais

Emergência climática e as infâncias: por um futuro no presente

Resumo

Em “Amazônia explicada”, tópicos como desmatamento, povos originários e o fim da floresta ganham roteiros interdisciplinares alinhados à BNCC para estudo em sala de aula.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail