Organizado por e para mulheres, o evento será um misto de festa e conferência, com oficinas, palestras, comidinhas e drinks
O projeto Mãe Solo, que luta pelo reconhecimento da maternidade real, em parceria com o coletivo Pitaya de feminismo e maternidade, vão realizar, no dia 6 de setembro (quinta-feira), a partir das 16h, a primeira edição do evento Xoxotagem. A proposta é reunir mulheres para discutir demandas de sexualidade feminina – entre elas, a maternidade longe dos estereótipos histórico-sociais.
A partir do conceito de que nem toda mulher é mãe, mas toda mãe é mulher, o encontro devolve às mulheres a possibilidade tantas vezes negada de falar abertamente sobre corpo e sexualidade para além do papel materno. O encontro vai acontecer no Serotonina Lab, na Vila Mariana, com valor de entrada de R$ 25.
Na programação, diversas atividades que colocam o feminino no centro das intenções, como um workshop de escrita poética erótica e uma conversa sobre pompoarismo. Durante todo o evento, que vai até às 22h, o bar do espaço estará aberto, com comes e bebes da chef Carol Catto.
Alê Abdalla e Rosângela Alves são mães, amigas e frequentadoras de um sem fim de encontros maternos, sempre focados no papel da mulher enquanto mãe. O coletivo Pitaya nasceu da vontade de proporcionar para as mulheres espaços e possibilidades de discutir também o sexo, como parte integrante da potência de vida feminina, mesmo depois dos filhos.
Já o Mãe Solo, projeto da artista Thaiz Leão, retrata em tirinhas divertidas o dia a dia nem sempre leve e romântico da maternidade, diferente daquele que aparece na publicidade. Saiba mais sobre o projeto na nossa matéria.