Trazendo a África para mais perto dos pequenos, o espetáculo “Histórias pretas” narra contos e lendas africanas, da criação do mundo aos orixás.
Homenageando as múltiplas tradições orais de povos africanos, o espetáculo “Histórias pretas: contos e lendas da África” estreia presencialmente em fábricas de cultura de São Paulo a partir de quinta-feira (17). A peça conta histórias a partir dos temas: criação do mundo, ancestralidade, força do feminino, representatividade e filosofia Ubuntu. O projeto conta com elenco e equipe criativa exclusivamente composta por artistas pretos.
Partindo da apresentação do Baobá, considerado a primeira árvore a existir na Terra, e uma entidade capaz de conectar os mundos físico e espiritual, o espetáculo acompanha um príncipe que parte numa viagem para ajudar seu povo a se reconectar com o coração da mãe-terra. Algumas descobertas incríveis passam por sua jornada, como a criação do mundo e das estrelas, a chegada do tambor na Terra (e como se tornou um símbolo da cultura africana), os Jeles (ou griots), famosos contadores de histórias que preservam e perpetuam as tradições africanas, além de personagens e entidades da cultura africana, como o Quibungo, personagem que corre o mundo atrás de crianças desobedientes, ou Iansã, orixá dos raios, ventos e dona da espada do fogo.
Tendo como fio condutor a jornada desse pequeno príncipe-herói, o espetáculo trabalha temas como solidariedade, coragem e aprendizados, além de mostrar a imensa riqueza cultural dos povos africanos.
Confira a programação!
17 a 30 de novembro de 2021.
Fábrica de Cultura Brasilândia
Data: 17/11, às 15 horas
Endereço: Av. General Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha
Entrada gratuita
Teatro Irene Ravache
Data: 18/11, às 10h e 15h
Endereço: Rua Capote Valente, 667 – Pinheiros
Entrada gratuita
Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Data: 19/11, às 15h
Endereço: Rua Estudantes da China, 500 – Itaim Paulista
Entrada gratuita
Teatro União Cultural
Data: 20/11, às 16h
Endereço: Rua Mário Amaral, 209 – Paraíso
Contribuição sugerida de R$20
Centro de Culturas Negras
Datas: 23 e 24/11, às 10 horas e 15 horas
Endereço: Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara
Entrada gratuita
Fábrica de Cultura Parque Belém
Data: 25/11, às 15h
Endereço: Avenida Celso Garcia, 2231 – Belenzinho
Entrada gratuita
Escola Estadual Tarcisio Alvares Lobo (EETAL)
Datas: 29 e 30/11, às 15h
Endereço: Rua Dona Estela Borges Morato, 500 – Vila Siqueira (Zona Norte)
Entrada gratuita