‘Força de Pai’ reúne homens para discutir paternidades diversas

Com a presença de pais de diferentes perfis, o evento vai falar sobre paternidades plurais, masculinidades longe dos estereótipos

Da redação Publicado em 23.10.2018
Pai e filha abraçados sorrindo, com grafismos coloridos vermelhos em formas circulares

Que imagem de paternidade vem à sua mente quando lê essa palavra? Mesmo para quem não é pai, discutir as novas paternidades possíveis é contribuir para um mundo com mais equidade de gênero e mais referenciais de segurança emocional, cuidado e afeto para as crianças. Pensando em tudo isso, o 4Daddy realiza, no próximo dia 6 de novembro (terça-feira), às 19h, na Cervejaria Nacional, a quarta edição do encontro Força de Pai.

Com a presença de pais de diferentes perfis, o evento vai falar sobre paternidades plurais, masculinidades longe dos estereótipos e a importância de construir espaços onde compartilhar sentimentos não seja um tabu.

Os convidados serão Leandro Ziotto, do portal 4Daddy, Rafa Andrade, do portal Sem Choro, Hélio Gomes, criador do primeiro podcast sobre paternidade negra do Brasil, o Afropai, Léo Piamonte, psicólogo e pai três gerações de homens, e dos pais homoafetivos Angelo e André, criadores da série Glitter Model, da Disney Channel.

O encontro é direcionado ao público masculino – incluindo pessoas que se identificam como homens. A proposta do público exclusivo é oferecer um espaço seguro onde os homens possam compartilhar as dúvidas e os medos dessa tarefa que oferece desafios para todos os envolvidos.

“Respeitamos o lugar de fala das mulheres no debate sobre parentalidade e equidade de gênero, porém, o objetivo desse evento pontual é analisarmos e aprofundarmos de forma coletiva e humanizada, os anseios e desejos dos pais, num espaço de escuta”, diz a descrição do evento.

“Um espaço sem julgamentos, para acolher as angústias, receios, alegrias e desafios dessa tarefa que une todos nós: criar filhos e filhas mais saudáveis, felizes e cidadãos”

A entrada no evento custa R$ 45 (incluindo um copo de chopp mais um kit surpresa com surpresas e materiais educativos sobre parentalidade) e R$ 50 (entrada + kit surpresa). Os primeiros 30 leitores do Lunetas que comprarem ingressos usando o código promocional 4lunetas ganharão 30% no valor da entrada. Para comprar ingressos antecipados, clique aqui.

Para saber mais sobre o evento, acesse o evento oficial do Força de Pai no Facebook, confirme sua presença e convide os amigos.

Image

Divulgação

O Força de Pai é um encontro que visa reunir homens interessados em compartilhar experiências de paternidade e dividir medos e angústias da parentalidade.

Saiba mais sobre os convidados:

Leandro Ziotto

Pai afetivo do Vinícius, administrador de empresas, com MBA em gestão de negócios e pós graduação em matemática aplicada. É empreendedor por vocação, fundador da plataforma de informações sobre parentabilidade, 4daddy. Integrante dos grupos de trabalho de advocacy “Homens pela Primeira Infância” e “Criança e Adolescente” da Rede Nacional Primeira Infância e Rede Nossa SP, respectivamente. Leandro é um típico representante de uma família mosaico. Ele é pai afetivo de Vinícius, de 10 anos, filho de sua ex-companheira. Eles se conheceram quando o garoto tinha 3 anos e estabeleceram um vínculo que nem a separação afrouxou. Atualmente compartilha as responsabilidades e o afeto da criação do Vinicius com sua atual companheira, a psicanalista Luísa Toledo. Foi no começo dessa paternidade construída que Leandro se deparou com um questionamento. Ao procurar informações no google sobre como fazer uma criança dormir, ele percebeu que a grande maioria dos textos era voltado para as mães. Por isso, Leandro lançou, em 2016, uma plataforma com informações sobre parentabilidade baseada numa criação afetiva, social e cidadã para pais/cuidadores. Ele ainda organiza cursos e workshops em escolas, comunidades e empresas.

Helio Gomes

Pai da Elis, Helio Gomes escreve para a seção Pai Supimpa, no portal Paizinho, Vírgula!, é um dos participantes do Podcast Balaio de Pais e idealizador do Podcast AfroPai. Entende que a vida virou ao avesso quando a Elis chegou e mostrou que o mundo poderia ser interpretado de várias outras maneiras.

Rafa Andrade

Rafa Andrade, de 34 anos é natural de Beagá (MG) é fundador do Sem Choro. Um portal de conteúdo para os pais. Devido ao complicado parto de seu primeiro filho, João (11 anos) enfrentou a difícil missão de ser pai de CTI. Após 1 ano de vida, se tornou pai solo. Sua família representa bem a quebra do paradigma tradicional familiar, onde o homem era o provedor e a mãe criava os filhos. Hoje, casado e com seu segundo filho Marcelo (1 ano), é ele quem fica em casa com os filhos enquanto a esposa (que é plantonista e optou por trabalhar em plantões noturnos para ter mais tempo com os filhos), trabalha fora.

Leonardo Piamonte

Depois de trabalhar em clínicas psiquiátricas, centros de detenção e consultórios psicológicos, mudou-se para o Brasil há 12 anos, onde trabalha como psicólogo focado essencialmente nas questões relacionadas à paternidade, futuros pais e relações familiares. responsável pelo blog paternidade sem frescura, é também um dos co-criadores do grupo do Paternando em Sao Paulo e do podcast Balaio de Pais.

Facundo Guerra

Engenheiro de alimentos, jornalista internacional e político, mestre e doutor em ciência política pela PUC-SP, em 2005 abandonou o mundo corporativo e iniciou a construção de uma série de projetos bem-sucedidos em são paulo. Ajudou a formar a região que hoje é chamada de Baixo Augusta, e em seguida abriu os bares Volt e Z Carniceria na mesma região. Em seguida, inaugurou o Lions Nightclub e o Club Yacht, que trouxe mais uma vez o eixo do entretenimento noturno para o centro da cidade. O Cine Joia veio em 2012, na região da Liberdade, e hospedou centenas de artistas e bandas de renome internacional. Riviera, restaurante aberto com o chef Alex Atala em 2013, já trouxe de volta a são paulo um dos bares mais icônicos da cidade. Em 2014, abriu o panam, no hotel Maksoud Plaza, o Frank Bar, no mesmo espaço, e o Mirante 9 de Julho, abandonado há décadas. Conta com mais de 6 projetos em andamento para os anos de 2018 e 2019. Recebeu o prêmio de Cidadão São Paulo pelo Catraca Livre em 2015, eleito um dos 100 empreendedores mais influentes do mundo pela revista norte-americana good magazine em 2016 e homem do ano pela revista vip em 2016, e em 2017 escreveu o bestseller “Empreendedorismo para Subversivos”, que ocupou por 7 semanas a lista dos livros mais vendidos na categoria de negócios e não ficção. Tem mais três projetos em desenvolvimento para os anos de 2019 e 2020.

Angelo e André Nunes

Casados desde 2004, o Angelo e  André perceberam que era hora de a família aumentar e, depois de todo o procedimento burocrático, em 2011 chegaram em suas vidas Jonathan e Valentina. “A cada dia aprendemos que ser pai é muito mais e muito maior do que apenas ter um filho. É estar atento às necessidades de um ser humano que está em formação, é ser e estar presente (mesmo que desnecessariamente) para que saibam que estamos ali caso precisem! É mudar alguns hábitos para influenciá-los positivamente e se complementarem! É compreender que existe uma criança se espelhando em tudo aquilo que você é e faz. A Paternidade nos deu a consciência de que deveríamos buscar nossos melhores valores e comportamentos e fazer com que os conceitos mais básicos de amor, respeito, compreensão e lealdade estejam presentes nas vidas deles”, contam.

Leia também:

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS